Sabe quantas pessoas tentam se matar todos os dias? 60 mil! Sabe quantas conseguem? Três mil! E há um grupo que realmente está a fim de se matar: Os mais jovens! Suicídio é a terceira causa de morte mais comum entre os 15 e 35 anos, no mundo e o número de casos cresceu 60% nos últimos 45 anos. Isso segundo órgãos internacionais na área de saúde e ligados à ONU.
O suicídio é uma ação última de completo desespero na alma humana. E desespero é um transtorno causado pela completa ausência de esperança. Suicidar-se é uma última tentativa de fuga de uma dor insuportável, no íntimo do ser, pelo caminho da morte autoinfligida. A verdade é que todo ser humano tem o seu limite e às vezes, se não houver algum tipo de intervenção externa competente, viver se tornará insuportável demais para alguns, pois o suicida é alguém que cansou de se equilibrar entre o imaginário de um mundo idealizado e a insuportabilidade de uma realidade difícil de aceitar e conviver. Isso significa que é um ser humano que não suporta mais viver com aquilo que considera uma farsa ou que perdeu o amor à vida. Tal pessoal é consumida constantemente por dores crescentes e insuportáveis n’alma e não veem mais nenhuma saída confiável para si ou motivação para continuar existindo no mundo.
Existem dores que nos são muito caras. Isso porque doem no âmago de nosso ser, no mais íntimo de nossa alma e evocam em nós os sentimentos mais primitivos de autodestruição ante algo que nos dói no mais profundo do ser nos dilacerando em vida, porém sem que isso nos consuma a existência. Ao invés disso produz em nós uma angústia tão intensa e profunda que deixar de existir parece ser a melhor saída para escapar de tamanha sofrimento e dor.
É possível vencer essa dor e sair da rota suicida. Seja ela emocional, física, espiritual ou as três juntas numa aliança maldita de morte e destruição. E isso pode vir através da mensagem de vida da Palavra de Deus. Nela você pode aprender como superar uma personalidade autoconsumida pela insuportabilidade da vida diante de realidades infernais e dantescas que paralisam o sentimento de sobrevivência, gerando pane no pensamento, invertendo e substituindo o apego à vida pelo desejo de desaparecer da face da Terra. Deus quer, pode e irá restaurar esperança em sua vida, mas isso só se você deixar. Ele pode fazer renascer em ti o amor próprio, à vida, a Ele, a sua família e aos seus amigos. Conte comigo!
por Pastor Teobaldo