Em uma audiência na semana passada o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Emanoel Lima, recebeu a visita de membros da Comissão de Estruturação para Emancipação do Salitre, formada pelo presidente da entidade, Jeronilson Pereira da Silva, o relações públicas da Comissão, Antônio Carlos Chaves, o fundador da Federação das Associações de Moradores e Entidades Afins de Juazeiro, David Lima de Souza, o presidente da Federação das Associações de Moradores de Juazeiro, Francisco Odécio de Souza, e o representante da Associação Intermunicipal dos Garimpeiros do Médio São Francisco (AGAMESF), Antônio Cursino da França Cardoso Neto.
Durante o encontro os membros da comissão solicitaram ao superintendente uma análise técnica de algumas proposições apresentadas com o objetivo de fortalecer a economia no Vale do Salitre.
Entre as idéias apresentadas estão as de elaboração dos estudos do Plano Diretor de um novo município que se chamará Salitre; criação de peixes dentro do canal principal do Projeto Salitre; implantação de um mega projeto de caprinovinocultura em áreas descartadas durante a implantação do Projeto Salitre; implantação de esgotamento sanitário nos povoados de Rodeador e Lagoa do Salitre; construção de uma área de lazer na lagoa em frente ao povoado de Lagoa do Salitre e dotar a região de um moderno sistema de telefonia para substituir os orelhões.
Ao todo são 22 proposições listadas em um documento assinado pelos membros da Comissão e entregue ao superintendente da Codevasf.
Na oportunidade o presidente da AGAMESF, Antônio Cursino, explicou mais detalhadamente uma das idéia, que é a de consolidação de um convênio entre Codevasf/AGAMESF, denominado “Inclusão Social através do Artesanato Mineral”, para levar às famílias de baixa renda a oportunidade de desenvolver uma atividade lucrativa e com boa aceitação dentro e fora do mercado regional.
O superintendente regional da Codevasf, Emanoel Lima, avaliou como positiva essa iniciativa da Comissão e disse que vai analisar as proposições com uma visão globalizada do assunto. “Muitas dessas proposições nós estamos viabilizando. Já existe, por exemplo, um projeto para implantação de um sistema de esgotamento sanitário nas localidades de Rodeador e Lagoa do Salitre, e já estamos recuperando e melhorando a estrada que liga os dois povoados . Além disso, com programas como o de Arranjos Produtivos Locais (APL) poderemos atender outros proposições apresentadas pela Comissão”, afirmou o superintendente.
“Outro ponto que já estamos trabalhando é o de recomposição da mata ciliar, através de ações do Programa de Revitalização das Bacias Hidrográficas do rio São Francisco, que realiza muitas atividades nesse sentido, algumas delas em parceria com várias entidades regionais”.
Para o relações públicas da Comissão, Antônio Carlos Chaves, “o encontro foi muito positivo. O superintendente tratou do assunto de maneira apartidária, e isso é muito bom para atingirmos os nossos objetivos” concluiu Chaves.
Na oportunidade o presidente da AGAMESF, Antônio Cursino, presenteou o superintendente com uma belíssima escultura em pedra, como manifestação de boas vindas à região.