O pedido do prefeito Julio Lossio ainda não foi atendido e a empresa aérea TAM confirma que vai deixar de fazer o voo diário entre o Recife e Petrolina. A companhia informou que a partir de 23 de abril de 2012 suspenderá suas operações no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, e que o trecho já não está mais sendo comercializado.
Serão cancelados os voos JJ3860, JJ3861, JJ3158 e JJ3159. Consultada pela reportagem, a TAM informa, através de nota, “que está sempre atenta às necessidades de revisão da sua malha e este é um ajuste pontual, reflexo da constante análise da eficiência das rotas em operação”.
Os clientes que já tinham bilhetes comprados poderão escolher pela reacomodação em voos de outras companhias, ou pelo reembolso integral do valor da passagem.
Com o cancelamento da operação da TAM para Petrolina, ficam operando o transporte aéreo de passageiros entre o Recife e o município três companhias: a Avianca – com seis voos diários (ida e volta), sendo dois com escala em Salvador; a Trip – com dois voos diários (ida e volta); e a Gol Linhas Aéreas, que opera quatro voos por dia (ida e volta).
O Aeroporto Nilo Coelho registrou no ano passado uma movimentação de 8.367 aeronaves para transporte de passageiros e cargas. Ao todo, foram transportados pelos terminais do aeroporto 372.056 passageiros e um total de 3.500 toneladas em 2011. Os principais produtos transportados são as frutas do Vale do São Francisco.
Segundo dados da Infraero, o Nilo Coelho tem uma pista projetada para receber aviões cargueiros com capacidade para até 110 toneladas e conta com uma estrutura de seis câmaras frigoríficas, com capacidade de armazenamento de 17 mil caixas de frutas cada uma, além de dois túneis de resfriamento.