
Os manifestantes se reuniram na manhã desta terça-feira (26) na rotatória próxima a Lagoa do Calú, para reivindicar melhorias na segurança pública, aos poderes municipais e estaduais da Bahia e Pernambuco. Segundo José Sérgio Leandro Pereira, coordenador do ASTAXI, a classe das duas cidades se uniu para lutar contra a violência sofrida pelos trabalhadores durante a prestação do serviço, “O seguimento de taxi está trabalhando em conjunto para a melhoria no serviço e cobrando melhoria da segurança pública. Vários taxistas foram vitimados por assaltantes, que tiveram seus bens levados e sua dignidade agredida. E não aceitamos essa situação de forma calada”, enfatiza.
Dentre as reivindicações, os taxistas pedem o aparelhamento das policias civis e militar, melhorias na iluminação e pavimentação de ruas, praças, avenidas, etc., e ações voltadas a educação e lazer para os jovens. “O aparelhamento das polícias é para garantir a nossa segurança, que é nosso direito. As outras ações também são necessárias, porque precisamos tirar os jovens da ociosidade, tira-los do mundo do crime, ter uma escola decente e possibilidades de lazer para que não visualizem no crime essa ocupação”, garante o coordenador.
Segundo o advogado Dr. Paganini Junior, as reivindicações da classe dos taxistas são justas, legais e necessárias, “esses trabalhadores precisam ter segurança no trabalho do dia-a-dia e principalmente ter a garantia que suas vidas estão protegidas através de uma boa segurança pública. Essa luta é antiga e sempre contou com o meu apoio em busca de fortalecimento da classe. Aproveito a oportunidade para parabenizar a organização do movimento comandada pelo senhor José Sérgio, e me colocar como advogado a disposição”, ressalta.
A “taxiata” como foi chamado o manifesto, seguiu pelo centro da cidade de Juazeiro e Petrolina para a entrega de um documento com as exigências do segmento para os prefeitos municipais das duas cidades, e finalizou com uma mobilização em apoio às policias no 5º Batalhão da Polícia Militar.
Por Lauana Sento Sé




