Com as obras de saneamento em andamento equipes técnicas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro orienta comerciantes de bares, restaurantes e similares sobre a importância da instalação de caixas de gordura nos estabelecimentos para evitar possíveis entupimentos nos esgotos e na rede coletora.
O trabalho que já foi feito no Centro da cidade, inclusive com a entrega de certificado aos estabelecimentos que adotaram à medida, se estende agora para os equipamentos públicos. Na sexta feira (14) o técnico em saneamento, Wilson Alves, esteve visitando os boxes da feira livre no Alto da Maravilha que constantemente registram problemas de entupimentos.
Ao todo são 16 estabelecimentos que comercializam refeições e não possuem a caixa de gordura. Tão logo tomou conhecimento da importância do equipamento o comerciante Joan Ricardo Leal, providenciou a instalação do mesmo, consciente dos benefícios que terá. “Como o cano que sai da pia é de pouco diâmetro aqui só vive entupindo o esgoto. Agora vou colocar a caixa de gordura para trabalhar com mais tranqüilidade”, disse.
O técnico do SAAE explicou como se instala e o funcionamento da caixa de gordura. Todos os proprietários dos pontos comerciais demonstraram interesse e se comprometeram em fazer a instalação do equipamento. “Além de reter a gordura a caixa evita sua solidificação dentro das tubulações, previne obstruções e vazamentos, facilita o tratamento e reduz o odor presente no esgoto”, explicou Wilson.
“A meta é levar este serviço a todos os mercados de Juazeiro conscientizando os permissionários dos benefícios que a caixa de gordura traz para os estabelecimentos comerciais e, conseqüentemente ao meio ambiente”, enfatizou Joaquim Neto, diretor do SAAE.
PMJ/Ascom SAAE