Por Caio Alves
A equipe de reportagem do Jornal Diário da Região esteve, na manhã dessa terça-feira (18) na sede no Procon, em Juazeiro, para saber como acontece o funcionamento do órgão e quais os líderes de reclamações dos consumidores da região.
Em nove meses de funcionamento, o Procon de Juazeiro já realizou 2 mil atendimentos, uma média de 230 atendimentos por mês. Segundo o coordenador do órgão, Carlos Túlio Cruz, as principais queixas que chegam ao órgão são relativas à telefonia móvel, como pagamento de contas e dúvidas na hora de escolher o plano da operadora.
Outras queixas são relacionadas a questões financeiras a exemplo do uso de cartão do crédito, empréstimos bancários, financiamento e consórcios. “Estamos tendo um número bem elevado agora de reclamações em relação à compra de produtos eletroeletrônicos e isso por conta das vendas no período do Natal. São produtos que vem com defeitos e às vezes a assistência não é aqui em Juazeiro,” explica o coordenador.
O motorista, Gilberto Souza, procurou o Procon de Juazeiro, para reclamar da tarifa abusiva de uma assinatura de TV. Segundo o motorista a conta está vindo além do que é ele e sua família consomem. “Estou tentando cancelar, mas infelizmente ainda não consegui e sempre estou recebendo as contas. É por esse motivo que estou procurando o Procon para ver se consigo cancelar a conta”, explicou.
Outros cidadãos que queiram reclamar de serviços junto ao Procon precisam ter em mãos a nota fiscal para comprovarem a origem do produto, além de comprovantes de pagamento e documentos pessoais RG, CPF e comprovante de residência. “Esse documentos são essenciais para que possamos realizar o processo e assim resolvermos o problema rapidamente, pois o nosso objetivo é atender as demandas imediatamente. Mas em alguns casos, como problemas com operadoras de telefonia, temos que aguardar um prazo de até cinco dias, que é o período que as empresas pedem para analisarem a reclamação,” conclui Cruz.
O Procon de Juazeiro, esta localizado na Rua José Petitinga, 253, no bairro Santo Antônio, próximo ao Centro de Cultura João Gilberto, e seu horário de funcionamento é de 8h às 14h. Telefone para contato: (74) 3613-4523.