Entrevistado no Programa ‘Cara a Cara’ do Portal Infosaj/TV Recôncavo, nesta última quarta-feira (30), o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Militar Valdimir Matias, que em Santo Antônio de Jesus comandou o 16º GBM e conquistou o carinho da população do município.
E no bate-papo com apresentador Gildásio Cavalcante, Matias disse que é o quinto de dez filhos. Lembrou que seus pais, um barqueiro e uma dona de casa, que deram todas as possibilidades para que ele estudasse, concluindo o segundo grau aos 16 anos de idade. Pensou que nunca entraria para a Polícia Militar, já que pensava em ser engenheiro. Hoje, Matias é formado em Administração e Direito. Tem pós-graduação em Gestão de Segurança Pública pela Universidade da Bahia e especialização em Projeto de Combate a Incêndio e Pânico. Está como comandante do 15º GBM em Paulo Afonso, quando deixou o comando do 16º GBM-SAJ. Contou um pouco da história que o trouxe ao município e lembrou de todas as dificuldades e lutas que teve para reerguer o GBM de Santo Antônio de Jesus.
Dentre as muitas histórias contadas, destacou o seu trabalho na tragédia do Cavalo Marinho I na Ilha de Vera Cruz onde deixou muitas pessoas mortas após um naufrágio. Lembrou também do seu trabalho na queda de um píer durante uma procissão em Jaguaripe, onde deixou vários feridos.
No campo político, Matias fez agradecimentos ao ex-prefeito Humberto Leite, considerado pelo tenente-coronel uma grande liderança política. Matias disse que sempre buscou o bem da cidade sem mesmo pensar em ser prefeito.
Perguntado se houve alguma interferência política na sua transferência para Paulo Afonso, o tenente disse que ficou sabendo sim que houve pedidos para sua mudança, o que já era sentido por ele. Partindo para as eleições municipais de 2020, afirmou que seu nome está dentro de um grupo político para uma possível pré-candidatura a prefeito em Santo Antônio de Jesus.
Fonte: Infosaj – TV Recôncavo