As academias ao ar livre têm ajudado não só idosos, mas, pessoas de todas as faixas etárias a sair do sedentarismo, em Petrolina. Hoje, são seis unidades instaladas e com recursos garantidos para a compra e instalação dos equipamentos em mais seis unidades, nos próximos meses. Alunos de educação física da Univasf já dão suporte aos freqüentadores do Parque Josefa Coelho e na Orla e em breve, a prefeitura municipal, através da secretaria de Esportes está preparando a logística para que todas as academias sejam contempladas com instrutores.
Os equipamentos estão instalados no Parque Municipal Josefa Coelho, Praça Maria Auxiliadora, Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, bairro Antônio Cassemiro e na Agrovila, beneficiando uma população de cerca de 15 mil pessoas que utiliza esses equipamentos todos os dias. Hoje, as pessoas que praticam exercícios na academia ao ar livre do Parque e também que frequentam a Orla de Petrolina contam com professores que atendem em horários diferenciados todos os dias, nos três turnos. A secretaria de Esportes vai ampliar esse serviço para a comunidade e todas as academias ao ar livre terão instrutores. “Ocupando os espaços públicos de lazer e recreação, as praças e parque, as pessoas estão tendo, não somente contato com outras, mas, têm a oportunidade de melhor convivência com a natureza, conscientizando-se da necessidade de preservá-la,” explica o secretário de Esportes, Brito Júnior.
A prática de exercícios em espaços ao ar livre, em Petrolina, vem se consolidando como referência para a população que busca melhoria da condição física, qualidade de vida e saúde. Maria Ramos, de 78 anos, conta que caminham todos os dias, bem cedo pela manhã ou no final da tarde. Ela faz caminhada até o parque Josefa Coelho para utilizar os equipamentos daacademia ao ar livre e está adorando as orientações da professora de ginástica. Ela relata que tem artrose e osteoporose e com isso sentia dores por todo corpo, principalmente nos ombros e no quadril, e que depois que começou a utilizar os equipamentos instalados no parque começou a se sentir melhor. “Eu não gosto de academia fechada, já fiz e parei. Depois comecei a fazer apenas caminhadas, mas meu médico pediu para que eu fizesse ginástica nas academias ao ar livre e eu gosto de vir aqui”, afirma a aposentada comentando sobre o ar puro e o cheiro de mato que, segundo ela, dão uma sensação de bem estar durante as práticas.
Os equipamentos também são muito usados por pessoas de diferentes idades embora muito utilizadas por pessoas da terceira idade. Como os equipamentos não têm peso e a prática é a utilização o peso do usuário, sendo indicados principalmente para as pessoas que com o passar do tempo perdem naturalmente um pouco da força muscular.
SERVIÇO- AULAS DE GINÁSTICA
PARQUE JOSEFA COELHO
INSTRUTORA MARA MARIA ALVES
DIAS-SEGUNDA À QUINTA-FEIRA
HORÁRIO-07H ÀS 10H
DIAS-SEXTA E SÁBADO
INSTRUTORA MARIA APARECIDA DOS SANTOS (Nenega)
PARQUE JOSEFA COELHO
DIAS-QUARTAS E SEXTAS
HORÁRIO-17H ÀS 20H
ORLA DE PETROLINA
INSTRUTORA MARIA APARECIDA DOS SANTOS (Nenega)
DIAS-SEGUNDA, TERÇA E QUINTA-FEIRA
HORÁRIO-17H ÀS 20H
DOMINGO
7H AS 11H
TEXTO-SORAIDE CAVALCANTI
DRT-2070-PE
FOTOS-GiLSON SANTOS