O taekwondo é uma arte marcial que surgiu como forma de renascimento, depois dos conflitos e período de dominação da Coreia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais.
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.
Em Juazeiro, a Academia Tigres do Taekwondo do Vale do São Francisco é referência na arte marcial que a cada dia ganha mais adeptos. Segundo o professor Genivon Carvalho, além de ensinar o taekwondo a jovens e adultos a academia desenvolve também um trabalho social com alunos do Programa Mais Educação da Escola Piloto Mandacaru. Ele destaca a mudança de faixa de 10 alunos no último sábado e adianta que agora está treinando seus atletas para participar de uma seletiva ao Campeonato Baiano de Taekwondo que acontece no dia 20 de maio em Salvador.
Genivon que é faixa preta em taekwondo e participou de diversas competições em várias regiões do país, revela que quer fazer pelos seus alunos o que não fizeram por ele. “Não tive muito sucesso na minha carreira como atleta por falta de apoio, de um técnico que me orientasse e que fosse em busca dos resultados. Hoje prefiro atuar como técnico para revelar novos talentos e, com fé em Deus levar estes jovens a disputar competições em todos os níveis. Para isso estamos buscando apoio em vários segmentos, na certeza de que contaremos com essa ajuda para atingir nosso objetivo”, disse o professor que estará levando doze atletas para a seletiva.
A Academia Tigres do Taekwondo está localizada no bairro João Paulo II, em Juazeiro, e trabalha atualmente com 50 alunos nas categorias infantil, juvenil e adulto.
Por Antonio Pedro
Fotos: arquivo pessoal