Nascido com a meta de envolver toda a cidade em um cronograma organizado de limpeza pública, a cidade passou a contar com o Programa municipal Tudo Limpo. Com ele, foram desencadeados mutirões, ações pontuais, expansão da coleta domiciliar de lixo, implantação da Coleta Seletiva, serviços com máquinas, entre outros.
A cidade que tem aproximadamente 4.500 km², é atendida 100% da área urbana com o serviço de coleta de lixo e limpeza pública e na zona rural o serviço é ofertado a todos os projetos irrigados, agrovilas, além dos distritos de Rajada, Izacolândia e também das comunidades de Pau Ferro, Capim, Uruás, Tapera, Serrote do Urubu, Pedrinhas e Caatiguinha.
Os serviços visam garantir a manutenção da cidade, onde regularmente são realizados cronogramas que devem ser seguidos em roteiro encadeado para que toda a cidade tenha atendimento. Ainda seguindo o programa prevista, no ano passado, a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), empresa contratada pelo município desde 2006 para gerir os resíduos sólidos implantou a última etapa do projeto para a cidade com a instalação do aterro sanitário.
Com o novo aterro a capacidade de recebimento é de 500 toneladas/dia com o período de funcionamento estipulado em 35 anos. Hoje o aterro recebe em torno 350 toneladas de resíduos por dia, recebendo o tratamento adequado para evitar a poluição do meio ambiente e lenções freáticos. A central ainda realiza o tratamento de material como restos de construção, poda e lâmpadas que passam por beneficiamento, compostagem e tratamento, respectivamente.
A preocupação do Prefeito Julio Lossio em preservar a cidade ainda mais além resultou na implantação da coleta seletiva com a fase piloto iniciada já em 2011, três anos antes do prazo final estipulado pelo governo federal para instalação dos serviços de forma obrigatória para todos os municípios. Hoje, o programa que está em expansão atende mais 300 pontos na cidade, além de sete bairros.
Fonte: ASCOM SEINFRAN/PMP