Os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) negaram, por cinco votos a um, o recurso do candidato a prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE, Jetro Gomes (PSB). Com a decisão, Jetro continua inelegível para as eleições suplementares que acontecerá no próximo domingo (2). A decisão também atinge seu candidato a vice, Humberto Mendes (PTB).
Antes mesmo das eleições em outubro do ano passado, a candidatura de Jetro Gomes já havia sido impugnada. Vencidas as eleições, e não podendo assumir o cargo ocupado pela então prefeita interina e também candidata, Eliane Costa, Jetro mais uma vez teve sua candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. O pedido havia sido feito pela coligação “Boa Vista Olhando para Frente”, alegando que Jetro não pode ser candidato porque deu causa à anulação da eleição municipal do ano de 2012, bem como estaria com suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Mesmo estando impugnado, Jetro continuava sua campanha com normalidade, fazendo visitas e caminhadas em Santa Maria da Boa Vista, dizendo ainda ser candidato. Resta saber se, agora, mais uma vez impugnado, Jetro Gomes dará continuidade a sua campanha até o último dia de eleição, ou se mudará de estratégia.
Comenta-se na cidade que, após a decisão dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), a sobrinha do ex-prefeito, Ana Graciliano, é o nome mais cotado para ser a sua sucessora na chapa, já que a sinalização da Justiça Eleitoral indica que é possível substituir candidatos até sexta-feira (31).
Segundo informações, Jetro já recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que até segunda ordem continua candidato. Entretanto, o prazo para uma decisão favorável é praticamente nula, uma vez que as eleições no município acontecem no próximo domingo (2).
Por Gabriela Canário