Na manhã da segunda-feira, 14 de janeiro, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, e o presidente do TRT6, desembargador André Genn, coordenam a cerimônia de implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), no Fórum Trabalhista de Petrolina. A
solenidade, que contará com a presença de autoridades e comunidade jurídica, acontece à avenida Fernando Menezes de Goes, s/n, no centro da cidade.
Na mesma data, a cidade ganha a 3ª Vara do Trabalho, que, a partir da inauguração, somente funcionará por meio do novo sistema. A implantação de mais uma VT chega numa circunstância em que o aumento de ações cresceu em 50% somente nos últimos três anos. Atualmente a movimentação processual chega a cerca de 1.500 processos ao ano, em cada uma das duas VTs.
Balanço – A plataforma eletrônica começou a ser utilizada a partir de setembro nas duas Varas do Fórum Trabalhista de Igarassu. Em meados de novembro, foi a vez das cinco VTs de Jaboatão, o segundo fórum a aderir ao PJe. No final de novembro, chegou nas duas VTs de Ribeirão e, em dezembro, nas duas VTs de Paulista e três de Ipojuca.
No TRT6, o ano de 2012 se encerrou com o PJe implantado em 20% das Varas Trabalhistas, ultrapassando os 10% determinados pela Meta 16 do CNJ, específica para a Justiça do Trabalho. Catorze VTs instalaram o PJe, o correspondente ao dobro do que determina a referida meta.
Além da chegada do PJe nas VTs de Petrolina, em janeiro haverá, ainda, a implantação da referida tecnologia nos fóruns de Palmares e do Cabo.