O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para um cessar-fogo. Segundo ele, o conflito será completamente encerrado a partir desta terça-feira (24).
Até a publicação desta reportagem, o governo de Israel não havia confirmado o acordo oficialmente. Já o chanceler iraniano, Abbas Araqchi, afirmou que não há acordo ou suspensão das operações militares.
“Partindo do princípio de que tudo funcionará como deve, o que acontecerá, gostaria de parabenizar ambos os países, Israel e Irã, por terem a Resistência, Coragem e Inteligência para encerrar o que deve ser chamado de A GUERRA DE 12 DIAS”, publicou.
A agência Reuters informou que Trump e o vice-presidente J.D. Vance discutiram uma proposta de cessar-fogo entre Israel e Irã com o emir do Catar. A conversa ocorreu após o ataque iraniano a uma base americana no país, nesta segunda-feira.
Segundo a Reuters, uma fonte com conhecimento das negociações afirmou que Trump disse ao emir que Israel havia concordado com o cessar-fogo. Durante o diálogo, o presidente americano também pediu ajuda do Catar para convencer o Irã a aceitar o acordo.
A agência noticiou ainda que o Irã concordou com a proposta durante uma ligação telefônica com a participação do primeiro-ministro do Catar. Horas depois, no entanto, o chanceler do país negou que um cessar-fogo havia sido fechado.
Segundo Araqchi, o Irã só irá se comprometer com um cessar-fogo caso Israel interrompa seus ataques até as 4h pelo horário de Teerã — 21h30 desta segunda-feira em Brasília.
“Como o Irã deixou claro repetidamente: Israel iniciou a guerra contra o Irã, e não o contrário”, escreveu. “A decisão final sobre a cessação de nossas operações militares será tomada mais tarde.”
O chanceler disse ainda que o Irã continuou suas operações até o último minuto antes das 4h do horário de Teerã. Ele também agradeceu aos militares iranianos pela defesa do país.
O jornal The New York Times informou que um porta-voz das Forças de Defesa de Israel se recusou a comentar o anúncio feito por Trump. Já uma emissora israelense disse que o governo de Benjamin Netanyahu aceitou o acordo, desde que o Irã não faça novos ataques.
O anúncio de cessar-fogo acontece um dia depois de Trump falar que o Irã deveria ter uma mudança de regime e dois dias depois do bombardeio americano ao país.
Pouco antes da declaração de Trump, a imprensa estatal do Irã noticiou explosões em cidades iranianas. Além disso, autoridades iranianas ordenaram que moradores israelenses deixassem uma cidade próxima a Tel Aviv, enquanto militares israelenses exigiram a evacuação de iranianos em duas áreas de Teerã.
G1








