Relevantes Revista

TSE cogita rever justificativa de voto por app para reduzir abstenção

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai revisitar os sistemas de justificativa de voto nas eleições. Dados do Relatório de Avaliação das Eleições 2024, apresentado pela ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, nesta segunda-feira (9/12), apontam como um dos diversos motivos para a alta abstenção do pleito municipal de 2024 a facilidade de o eleitor justificar a ausência.

Embora tenha frisado que a falta do eleitor no pleito para a escolha de prefeitos e vereadores não ocorreu por um só motivo, o relatório do TSE ressalta que “em alguns desses casos também interferiu a facilidade de justificativa da ausência, até mesmo pelo uso de dispositivo disponibilizado pela Justiça Eleitoral, o que haverá de ser revisitado considerando-se que o voto é obrigatório”.

Em conversa com jornalistas sobre os dados a ministra Cármen Lúcia afirmou que são diversas causas das abstenções. “É preciso que a gente tenha um amadurecimento desses dados porque a eleição é obrigatória, é um dever e um direito de todos nós”disse.

A ministra ressaltou que uma das mudanças pensadas para opção de justificar o voto no aplicativo e-título é restringir a justificativa de ausência no dia da eleição. Na data específica do pleito, o app da Justiça Eleitoral faz o georeferenciamento de onde o eleitor está.

“A gente pode pensar em suspender a justificativa no dia da eleição. A justificativa será feita depois, até para dar tempo da pessoa pensar”, afirmou a ministra, ressaltando que são possibilidades analisadas a partir dos dados.

Abstenção

No 1º turno das Eleições 2024 o índice de abstenção ficou, em média, em 21,71%. É um número considerado alto, embora tenha sido menor do que a abstenção observada nas eleições municipais de 2020, durante a pandemia da Covid-19, que foi de 23,15%. O número de abstenções em 2024 superou a taxa de 2016, que foi de 17,58%.

No 2º turno, o percentual aumentou consideravelmente. Chegou a 29,26%. Ainda menor que o percentual de 2020, que foi de 29,53%, mas maior do que os anos de 2016 (21,38%) e de 2012 (19,11%).

Dentre os fatores objetivos que contribuíram para a abstenção, também destacou-se situações como viagens para outros estados, municípios ou até para o exterior, que impede o eleitor de comparecer ao local de votação. “Deve ser considerada a data da eleição, especialmente no segundo turno, onde houver, que tem sido objeto de manipulação com feriado nacional no primeiro dia de novembro e ponto facultativo decorrente do dia do servidor”, diz o relatório.

Outra razão significativa é a mudança de residência para novo município sem a devida atualização do domicílio eleitoral. Também há a situação de eleitores que, por motivos de saúde ou pela ocorrência de fenômenos climáticos adversos, não conseguem se deslocar para os locais de votação.

Desinteresse

“Há, é certo e não se desconhece, a condição de eleitoras e eleitores que, mesmo com a obrigatoriedade do voto, por desinteresse, desilusão com partidos políticos ou candidatos, optam por não votar”, completa o relatório.

Voto obrigatório

No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos. Por isso, os eleitores que não votaram precisam justificar a ausência às urnas. As pessoas aptas a votar que não compareceram ao 2º turno das Eleições Municipais 2024 têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para apresentar a justificativa eleitoral.

O TSE disponibiliza vários recursos para que as pessoas possam realizar essa justificativa.

Metrópoles

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Entenda esquema de desvios milionários em recursos públicos que terminou com prisões de pessoas na Bahia, São Paulo e Goiás

post-image

Quinze pessoas foram presas pela Polícia Federal, na terça-feira (10), na Bahia, em São Paulo e em Goiás, durante uma operação contra uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a Receita Federal, a organização criminosa usava um esquema estruturado para direcionar recursos públicos de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais.

A organização criminosa é suspeita de ter movimentado cerca de R$ 1,4 bilhão, incluindo R$ 825 milhões em contratos firmados com órgãos públicos apenas em 2024. Dois alvos não foram encontrados e são considerados foragidos.

Em um dos cumprimentos dos mandados de prisões, Francisco Nascimento, eleito vereador para o mandato 2025-2028 em Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, e primo do deputado Elmar Nascimento (União-BA),…

Read More
Política Relevantes

Lula está bem e conversando, diz médico

post-image

O médico Roberto Kalil Filho disse no meio da tarde desta quarta-feira (11) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está bem, sentado e conversando. Kalil, um dos médicos da equipe que cuida de Lula, afirmou ainda, em breve declaração, que o dreno colocado na cabeça do presidente está funcionando de acordo com o esperado. “Ele está bem, sentado e conversando”, disse.

Lula permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em uma unidade de tratamento intensivo, para cuidar de uma hemorragia intracraniana. “[O paciente] evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências. Está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, diz o texto de boletim médico divulgado às 12 horas.

Na madrugada de terça-feira (10), o presidente Lula foi submetido a uma trepanação para drenar uma hemorragia…

Read More
Política Relevantes

Após cirurgia de Lula, agenda do presidente será cumprida por Geraldo Alckmin

post-image

O vice-presidente Geraldo Alckmin assumirá, nesta terça-feira (10), a agenda do presidente Lula prevista para hoje. Lula passou por uma cirurgia durante a madrugada após sentir fortes dores na cabeça. Durante a madrugada, Lula passou por exames de imagem que identificaram a necessidade de realizar uma craniotomia para drenar um hematoma. 

Os compromissos com o primeiro-ministro da Eslováquia Robert Fico, previstos para esta terça-feira (10/12) serão assumidos pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Alckmin cancelou seus compromissos em São Paulo e retornou a Brasília, por volta das 8h20. O vice-presidente participaria de um evento da companhia aérea Latam em São Carlos (SP) e só retornaria a Brasília no final da manhã.

“Num primeiro momento, nós estamos trabalhando, inclusive, que não vai haver necessidade do afastamento formal do presidente. As agendas de hoje estão mantidas, vão ser…

Read More
Política Relevantes

Entenda como ficam as exportações agrícolas após acordo Mercosul-UE

post-image

Assinado nesta sexta-feira (6) após 25 anos de negociações, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) não sofreu modificações quanto ao comércio de produtos agropecuários, esclareceu o governo brasileiro no factsheet (documento com resumo) sobre o tratado. As condições para a entrada na UE de bens agrícolas exportados pelo Mercosul foram mantidas em relação ao texto original de 2019.

O texto final contrariou a expectativa de países como França e Polônia, que queriam restringir os produtos do continente sul-americano para não perderem competitividade. Existe a possibilidade de Itália, Países Baixos e Áustria se oporem ao acordo.

Pelo factsheet divulgado pelo governo brasileiro, café e sete tipos de fruta do Mercosul entrarão na União Europeia sem tarifas e sem cotas. Pela oferta do Mercosul aceita pela UE, as frutas com livre circulação são: abacate,…

Read More
Política Relevantes

Governo determina esvaziamento da Embaixada do Brasil em Damasco para proteger corpo diplomático

post-image

O governo brasileiro age, neste momento, para retirar seu corpo diplomático da embaixada em Damasco, na Síria. A ordem para evacuação partiu do Palácio do Planalto e tenta proteger os servidores do país em meio à crescente escalada de tensão no país do Oriente Médio após a derrubada do ditador Bashar al-Assad.

Segundo o blog apurou, a operação de resgate está em curso e tem apoio da ONU.

Tecnicamente, a embaixada brasileira permanecerá aberta, mas não há, na avaliação do governo Lula, como garantir a segurança do prédio e de seus servidores.

O Brasil se somou a outros países da Europa, que decidiram esvaziar suas representações. Um dos planos é, em comboio, levar os diplomatas e demais servidores até o Líbano, em um comboio. O Ministério das Relações Exteriores é o responsável pela operação.

Política Relevantes

Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial negociado há 25 anos

post-image

Os chefes de Estado do Mercosul e a representante da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, anunciaram, nesta sexta-feira (6), que foi firmado o acordo de livre comércio para redução das tarifas de exportação entre os países que compõe esses mercados. As negociações se arrastavam há 25 anos.

O acordo foi anunciado em coletiva de imprensa em Montevidéu, no Uruguai, onde ocorre a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul.

Com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; do presidente argentino, Javier Milei; do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou; e do Paraguai, Santiago Peña, foi anunciado que as negociações foram concluídas para regras de livre comércio entre os países dos blocos. Ao todo, o acordo envolve nações que somam mais de 750 milhões de pessoas.

A presidente da União Europeia destacou que a medida marca o…

Read More
Política Relevantes

Quaest: Governo Lula tem avaliação negativa para 90% do mercado financeiro, e Haddad tem avaliação positiva para 41%

post-image

A reprovação do governo Lula (PT) entre os agentes do mercado financeiro cresceu e chegou a 90%, segundo uma pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (4).

No último levantamento, feito em março, a reprovação era de 26%.

Outros 3% avaliam o governo Lula como positivo (eram 6% em março) e 7%, como regular (eram 30%).

O levantamento ouviu 105 gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro em fundos de investimento com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro.

A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos.

Números são reação a pacote de gastos, diz diretor da Quaest

Juazeiro Política Relevantes

“A Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil”, destaca governador durante visita as obras da fábrica da BYD

post-image

As obras da nova fábrica da BYD em Camaçari, iniciadas em março de 2024, seguem dentro do cronograma estabelecido com o Governo do Estado.

O projeto consolida a Bahia como um polo no setor de veículos elétricos e híbridos, com a previsão de gerar 10 mil empregos diretos até o final de 2025, após o início da operação.

Nesta segunda-feira (2), o governador Jerônimo Rodrigues, a CEO da BYD para as Américas e Europa, Stella Li, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram o canteiro de obras para acompanhar o progresso.

——— MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ———

A operação industrial terá início em janeiro, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, totalizando os 10 mil ao final…

Read More