A partir do dia 22/10 Petrolina receberá a “Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno”. A caravana já passou por várias cidades das regiões do estado de Pernambuco, e agora chegará ao município reunindo gestores de políticas públicas, prefeitos, promotores de Justiça e dirigentes de Instituições de longa permanência. Em Petrolina, os idosos participarão do “Café com prosa”, com apresentações culturais e logo após participarão do ciclo de palestras que serão feitas durante o evento.
O encontro contará com apresentações de dança, teatro de idosos, música, palestras sobre a terceira idade e uma vasta programação para o público alvo.
“Receber a Caravana vai ser uma festa! Eu sou daqueles que tem um apreço especial pelos anciãos da nossa cidade, e através da Secretaria de Cidadania, a prefeitura tem trabalhado para dar mais dignidade ao nossos idosos” disse o prefeito Júlio Lossio.
O grupo da terceira idade tem crescido em grande escala no Brasil, o país já conta com 21 milhões de idosos e a cada ano 650 mil idosos são incorporados à nossa população. Em 15 anos, o Brasil será a quinta maior população idosa do mundo.
“ O grupo populacional que mais cresceu foi o segmento de idoso com 80 anos ou mais. Isto significa que a população idosa também envelheceu” ressalta o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Para a Secretária de Cidadania Célia Regina a consciência democrática e o exercício da cidadania é o compromisso de todos por um envelhecimento digno e com qualidade de vida.
“Temos enfrentado isso com muita vontade, através dos programas desenvolvidos com os grupos da terceira idade em Petrolina,temos ainda muitas coisas a serem feitas,mas de pouco em pouco estamos atingindo nossas metas”concluiu a secretária.
Pernambuco possui uma população acima de 60 anos, na ordem de 10,%, ou seja, acima do percentual do país; esse percentual equivale a 900 mil pessoas idosas no estado.
A secretaria de Cidadania tem dado um tratamento peculiar para com os anciãos, contando com 17 grupos se reúnem para diversos tipos de atividades que visam dar melhor qualidade de vida para os nossos idosos. O município conta ainda com dois Centros de Convivência para Idosos (CCI), que desenvolvem tarefas da vida diária. Entre as 07h e 17h de segunda à sexta-feira, os idosos participam de atividades físicas, pedagógicas, artísticas, culturais e ainda recebem cursos de artesanato, palestras e jogos educativos.
A programação elaborada pela Superintendência toma como base dados do IBGE, que mostra um aumento da população acima de 60 anos em Pernambuco da ordem de 10,9%, acima do percentual do país, que é 9,4%. O que corresponde 900 mil pessoas idosas no estado.
Fonte: ASCOM CIDADANIA/PMP