Na semana em que se completam 60 anos da morte de Getúlio Vargas (1882-1954), a Globonews traz dois especiais sobre o presidente. Os programas Arquivo N e Globonews Miriam Leitão narram a trajetória do estadista que governou o país por dois mandatos e se suicidou com um tiro no dia 24 de agosto de 1954.
A homenagem começa nesta quarta (20), às 23h, com o Arquivo N traçando uma linha de tempo que ressalta a história política de Getúlio. Com imagens de arquivo, o especial traz informações sobre os dois períodos em que o estadista governou o Brasil. O primeiro, de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, sendo que oito anos como presidente-ditador durante o Estado Novo. Em 1951, foi eleito por voto direto e governou como presidente da república até se suicidar em 1954.
Filme
O tributo segue amanhã, às 21h30, com o Globonews Miriam Leitão, que fala sobre o filme Getúlio dirigido por João Jardim, com roteiro de George Moura e fotografia de Walter Carvalho, lançado este ano.
O filme protagonizado por Tony Ramos narra os 19 dias que antecederam o suicídio do presidente. O programa mostra, ainda, que Getúlio foi responsável pelas principais legislações trabalhistas e que seu governo marcou a modernização e a nacionalização da economia.
O longa-metragem, na íntegra, será exibido pela primeira vez na televisão na segunda-feira, durante a Tela Quente da Globo/TV Bahia, que vai ao ar às 22h45, após o remake de O Rebu.