A Feincartes, Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que vem movimentando o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina desde a última sexta-feira (03), termina neste domingo (12), com a expectativa de reunir um público recorde desde a sua primeira edição, no ano passado.
O evento vem atraindo muita gente principalmente pela exposição e comércio de peças étnicas e objetos decorativos vindos de 15 países e 14 estados brasileiros. A programação deste sábado e domingo começa às 17h, e promete uma viagem ao redor do mundo num interessante passeio pelos mais de 200 estandes, apresentações artísticas, praça de alimentação e com a oferta gratuita de uma serie de cursos e oficinas de artesanato.
Logo a partir das 17h30, o visitante poderá aprender a fazer, por exemplo, pintura em cerâmica e madeira, reciclagem de pet e tricô de dedo em uma das várias oficinas que estão sendo oferecidas sob o monitoramento de especialistas em artesanato vindos de várias partes do país. Às 19h começam as apresentações artísticas com a dança dos índios Fulni-ó e Pataxó e na sequência, a Secretaria de Cultura de Petrolina apresenta no sábado, o Bloco de Carnaval Os que Ficaram e no domingo (12) Clebyson Bolão e Zecrinha (voz, violão e percussão).
Realizada pela Mathias Feiras e Eventos com apoio da Prefeitura de Petrolina, a Feincartes já está em sua 45ª edição com passagem por diversas cidades brasileiras, a exemplo de Salvador, Curitiba, Vitória e Rio de Janeiro. “Aqui em Petrolina tivemos uma boa receptividade no ano passado, voltamos agora com maior participação de países e estados brasileiros e pelo sucesso das duas edições e a parceria com a prefeitura de Petrolina, através da sensibilidade do prefeito Julio Lóssio, voltaremos de novo com mais artesanato, mais novidades em decoração, mais arte, cultura, geração de emprego e renda para o artesão local e incremento ao turismo regional”, finalizou a organizadora da feira, Maria Mathias. A Feincartes funciona das 17h às 23h. O ingresso custa R$ 5,00 e pessoas a partir de 60 anos pagam meia entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais são isentas. Mais informações:www.feincartes.com.br.