É o capim Pojuca, uma excelente alternativa para a formação de pastagens em solos mal drenados e de baixa fertilidade na região tropical. Antes dele, apenas o capim humidícola (Brachiaria humidicola) poderia ser usado para plantios nessas condições. Mas apesar do capim Brachiaria humidicola ter boa adaptação e resistência ao pisoteio, apresenta problemas de qualidade da forragem, produção e desempenho animal.
Diferentemente, o capim Pojuca oferece grande rapidez de estabelecimento e de rebrota, boa aceitação por bovinos e eqüinos, além de ser pouco suscetível a pragas e doenças. A baixa exigência em termos de fertilidade do solo, grande produção de sementes, média tolerância ao frio e resistência ao fogo fazem do Pojuca excelente alternativa para produção de forragem.
O capim tem potencial para implantação em cerca de 15 milhões de hectares nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, além de ser uma ótima alternativa para regiões onde há o problema de “Morte das Pastagens”, principal problema em pastagens de Brachiaria brizantha cv. Mandar.
da redação do Nordeste Rural