Uma brutal desigualdade

Esta nação é a sexta potência mundial, está caminhando para no próximo ano ser a quinta. Como é que um país quer ser a quinta potência mundial e no seu bojo as pessoas não têm água para beber, não têm educação digna, não têm trabalho, não têm uma agricultura moderna – nem moderna nem sem ser moderna?

É brutal a desigualdade socioeconômica entre as regiões do Centro-Sul e o Semiárido nordestino. Chegou a hora de pôr fim às desigualdades inter-regionais no Brasil. A Federação não pode contemplar isso de braços cruzados, indiferente à sorte dos nossos patrícios do Semiárido. Está na hora de um basta! É o que o Semiárido e as suas populações esperam deste novo século. Nós não vamos continuar neste século novo com a mesma postura, o mesmo comportamento dos séculos anteriores. É necessário que apareça alguma novidade para esta Federação.

É sabido que a Federação é a união de estados que geram a União Federal. Os estados não podem se unir para uns serem tão fortes e outros, tão fracos. A presidente Dilma Rousseff tem feito uma série de correções socioeconômicas no país, mas isso ainda não chegou no Semiárido, de onde ela realmente deveria ter começado. Nós somos pacientes, mas a paciência está chegando no limite. Nós confiamos que o Governo da República, muito em breve, ponha um foco nesta coisa insuportável, inaceitável, que é a desigualdade brutal que existe entre o Semiárido e o restante do país!

Esta nação é a sexta potência mundial, está caminhando para no próximo ano ser a quinta. Como é que um país quer ser a quinta potência mundial e no seu bojo as pessoas não têm água para beber, não têm educação digna, não têm trabalho, não têm uma agricultura moderna – nem moderna nem sem ser moderna? Os juros e prazos para a agricultura no Centro-Sul e no Semiárido nordestino são iguais, no entanto, as condições socioeconômicas dessas regiões não são iguaizinhas. Creio que está na hora de uma revisão comportamental das políticas públicas brasileiras. Essa revisão precisa acontecer para pôr fim nas desigualdades.

Nós temos hoje, o Brasil como potência econômica, fiscal e, por isso, tem condições bastantes para focalizar essas coisas. Vejamos um exemplo mundial – o exemplo que aconteceu nos Estados Unidos – o deserto da Califórnia transformou-se na região mais rica do país, então as coisas têm solução, não pode é ficar sem solução. O Noroeste do México foi muito bem irrigado, ou seja, criaram uma condição digna para seus habitantes, onde existia um deserto. Em Nebrasca, nos Estados Unidos, há mais irrigação que na Califórnia. Se citarmos a Índia, China, todos esses povos enfrentaram o desafio da aridez. E aqui não enfrentamos, estamos contemplando a aridez, quase achando engraçado. O nordestino do Semiárido não aceita mais isso!

O problema não é nosso. O problema é do Brasil. Nós somos apenas vítimas da indiferença! Não somos vítimas da natureza, a natureza é nossa amiga. Um sábio francês, certa vez, após ter conhecido o Rio São Francisco, disse que um país que tem o São Francisco devia ter vergonha de ser pobre. Se ele se limitasse a um Semiárido que tem o São Francisco, ele ficaria ainda mais horrorizado. Como é que o Semiárido que tem o Rio São Francisco, o Rio Parnaíba, o subsolo rico em água, e continua fraco, pobre?

A nação precisa despertar para esse dever. O Brasil tem o dever de não demorar mais e, urgentemente, formular soluções para a situação do Semiárido nordestino.

Enfrentamos a maior seca de todas, não sabemos o que vem pela frente. Hoje, no Semiárido, eu digo que os homens não vão morrer de fome, porque no Governo da Revolução criou-se uma ajuda financeira aos idosos, da área rural, sobretudo, e eles vão sobrevivendo com o mínimo. Fernando Henrique Cardoso criou a Bolsa Escola, que foi transformada em Bolsa Família por Lula, o que também é um socorro. Mas, essas providências não foram criadas para resolver problemas do Semiárido das regiões pobres, são abrangentes para o Brasil inteiro. Cuidados especiais com o Semiárido, nunca ninguém teve. Esses auxílios financeiros são para o Brasil inteiro. Nós precisamos de tratamentos diferentes para regiões diferentes! Regiões diferentes que são tratadas igualmente é uma injustiça enorme!

Está na hora de se enfrentar o problema do Semiárido. Repetindo: as pessoas não vão morrer de fome, mas os animais vão morrer de sede e de fome, estão morrendo de sede e de fome e não há quem impeça essa marcha desse morticínio. A falta d’água é grande, os caminhões-pipa socorrem os homens, as mulheres e as crianças, mas não dão água aos animais. O Governo é relaxado. O Governo não fez as adutoras, o uso dos grandes açudes, está colhendo aquilo onde ele foi negligente até agora.

Nós somos vítimas de muitos adversários. Epitácio Pessoa, depois da grande seca de 1919, assumiu o governo e criou um grande programa de atenção para o semiárido. Veio o governo do presidente Artur Bernardes e acabou com o programa. Todas as obras viraram esqueletos, tornaram-se escombros, perdidos ao longo do tempo.

Está na hora de um Brasil novo, de um tempo novo! Vamos convencer os nossos governantes dos seus deveres. Os nossos governantes têm muita culpa no cartório. Eu não vejo ninguém esbravejar nem no Senado, nem na Câmara dos Deputados, nem nos Gabinetes Ministeriais por uma solução que o Semiárido tanto grita, tanto reclama e não é ouvido.

Osvaldo Coelho (DEM/PE)

Foi deputado federal por oito legislaturas.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Governo avalia reduzir tarifa de importação para baratear alimentos

post-image

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta sexta-feira (24), que o governo pode reduzir o Imposto de Importação para baratear o preço de determinados alimentos no mercado brasileiro. Segundo ele, estudos já estão sendo feito para garantir a paridade com os preços internacionais.

“O preço se forma no mercado, o mercado é competitivo. Se nós tornamos mais barato a importação desses produtos, vão ter vários fatores econômicos do mercado importando esses produtos, porque tem uma diferença de preço e, portanto, vão enxergar um lucro a ganhar. Vão importar e ajudar a baixar o preço do produto interno, pelo menos, ao preço internacional”, disse, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lembrou que medida semelhante foi adotada no ano…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo autoriza reajustes salariais para professores e técnicos das Universidades Estaduais

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na tarde desta quinta-feira (23), no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador, novos investimentos para o fortalecimento do Ensino Superior estadual, com destaque para os reajustes salariais dos cargos de magistério e técnico das universidades.

Por meio do Projeto de Lei nº 25.628/2024, os vencimentos do magistério superior serão reajustados em quatro parcelas entre os anos de 2025 e 2026, em um cronograma escalonado, acumulando um aumento de 13,83%. 

Os avanços são resultado de um diálogo contínuo, estabelecido com a categoria entre maio e outubro de 2024, afirmou o governador. “A medida reflete o compromisso do Governo do Estado em valorizar os docentes, essenciais para a formação de profissionais e a produção de conhecimento na Bahia, e também técnicos e analistas das universidades, que ajudam no dia a dia nos…

Read More
Política Relevantes

‘Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles’, diz Trump sobre Brasil

post-image

Durante seus primeiros minutos sentado à mesa do Salão Oval da Casa Branca para um segundo mandato, Donald Trump afirmou que Brasil e América Latina precisam “mais dos EUA do que os EUA precisam deles” e questionou o envolvimento do Brasil em conversas de negociações entre Rússia e Ucrânia.

Quando questionado sobre sua perspectiva em relação às relações com a América Latina e, especificamente, com o Brasil, Trump respondeu: “Devem ser ótimas. Eles precisam de nós. Muito mais do que nós precisamos deles. Não precisamos deles. Eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós”, disse o republicano, sem responder a pergunta da jornalista sobre se pretendia se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mais cedo nesta segunda-feira, Lula expressou seu desejo de que Trump contribua para “um mundo mais justo e pacífico” e de que…

Read More
Política Relevantes

Trump assume hoje pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos

post-image

Em meio a expectativas gerais no mundo, o presidente eleito Donald Trump assume hoje (20) a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez. Ele toma posse em substituição a Joe Biden, que o venceu no pleito de quatro anos atrás. A cerimônia deve começar às 8h (horário de Brasília), com apresentações musicais por volta das 11h30.

Por causa do tempo, um frio intenso que toma conta de Washington D.C., a cerimônia de posse precisou ser transferida para um local fechado e o desfile deve ser em uma arena esportiva. Trump pediu que seu discurso de posse seja feito na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos. No início da campanha eleitoral, o presidente eleito chegou a tomar um tiro de raspão numa tentativa de assassinato, disparado por um jovem em um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia.

O…

Read More
Sem Categoria

Em dois dias, Prefeitura de Juazeiro injeta mais de R$ 25 milhões na economia do município

post-image

A Prefeitura de Juazeiro só nos últimos dois dias injetou mais de R$ 25 milhões na economia do município, recursos que aquecem o comércio local e beneficiam milhares de famílias. O valor corresponde a recursos da Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Saúde (Sesau) e do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), beneficiando mais de 5 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. Nesta sexta-feira (17), o IPJ antecipou os proventos de aposentados e pensionistas, já aplicando o novo salário mínimo, o que representa mais de R$ 3,6 milhões.

Os servidores da saúde também recebem hoje os salários de dezembro de 2024, que deixaram de ser pagos na gestão anterior, totalizando cerca de R$ 15 milhões. Ontem (16), a Seduc cumpriu um compromisso importante com a categoria, efetuando o pagamento de mais de R$ 6,6 milhões em abono de férias para…

Read More
Sem Categoria

Ministério Público quer revogar aumento de salário para prefeito e vereadores de Petrolina

post-image

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) solicitou a suspensão dos acréscimos de remuneração do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores de Petrolina, no Vale do São Francisco. Em duas petições submetidas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a procuradora Germana Laureano questionou a legalidade e constitucionalidade dos reajustes.

Em 31 de outubro de 2024, foi ratificado o aumento do salário do prefeito, que foi de R$ 18 mil para R$ 25 mil, um incremento de 38%. O vice-prefeito teve um aumento de 43%, indo de R$ 14 mil para R$ 20 mil. Os secretários municipais tiveram uma elevação de 50%, passando de R$ 12 mil para R$ 18 mil. Os vereadores, que anteriormente recebiam R$ 15.027,00 por mês, irão ganhar R$ 20.864,78 mensais, a partir de fevereiro de 2025, um aumento de 39%. O…

Read More
Política Relevantes

Publicada MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix

post-image

O governo federal publicou, na edição desta quinta-feira (16), no Diário Oficial da Uniãomedida provisória (MP) que proíbe a cobrança de tributos e valores adicionais em pagamentos e transações via Pix.

O texto classifica como prática abusiva a exigência, pelo fornecedor de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, de preço superior, valor ou encargo adicional em razão da realização de pagamentos por meio de Pix à vista.

A prática, de acordo com a publicação, sujeita o infrator às penalidades previstas na legislação do direito do consumidor. “Fornecedores de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, deverão informar os consumidores, de forma clara e inequívoca, sobre a vedação de cobrança de preço superior, valor ou encargo adicional para pagamentos por meio de Pix à vista.”

Ainda segundo o…

Read More
Política Relevantes

Governo pagará bolsa de R$ 1.050 para estimular formação de professores

post-image

O governo federal lança, nesta terça-feira (14), uma versão do programa Pé-de-meia voltada para universitários matriculados em cursos de licenciatura. Os participantes receberão mensalmente R$ 1.050 durante o período regular do curso.

Os cursos de licenciatura são graduações que preparam estudantes para atuar como professores em áreas do conhecimento específicas.

Desse total, o estudante poderá sacar R$ 700 por mês. Os outros R$ 350 serão depositados como uma “poupança”, e poderão ser sacados após o profissional recém-formado passar a atuar na rede pública de ensino em até cinco anos após a conclusão do curso.

O programa será lançado nesta terça, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

A ideia do Ministério da Educação é…

Read More