Por Emerson Rocha
Pensando em proporcionar um Natal diferente e com mais alegria para crianças carentes de Juazeiro, um grupo de amigos criou a campanha “Uma Ideia de Brinquedo”. A simples atitude dos jornalistas Eneida Trindade, Inês Guimarães, Leônidas Vidal, Lidmillie Castro e Patrícia Telles há três anos faz com que meninos e meninas possam sentir o prazer de serem presenteados nesta época do ano. Em troca, os cinco recebem o sorriso sincero e o abraço carinhoso de cada criança.
Sem poder ajudar a todas as crianças de Juazeiro, desde 2011 o grupo decidiu ter como ponto base para entrega dos presentes o bairro do Angary. A escolha do local veio pela identificação de uma das integrantes da Ideia de Brinquedos com a comunidade. “Eu desenvolvia um trabalho com fotos no Angary e percebia a necessidade que eles têm nessa área da infância. A primeira experiência que nós tivemos nessa comunidade fez com que a gente continuasse lá, por saber que eles dão muito valor a um brinquedo que ganham. E quando você dá um brinquedo para essas crianças, que são crianças simples, é uma felicidade enorme”, explica Patrícia Telles.
Nas duas primeiras edições do projeto o grupo conseguiu presentear cerca de 70 crianças. A intenção é que neste ano o número de doações aumente. “Se todo mundo que curte a ideia nas redes socais desse algum brinquedo, o projeto alcançaria um número bem maior de crianças”, frisa Inês Guimarães.
De acordo com o grupo, qualquer pessoa pode ajudar o projeto. A única exigência é que o brinquedo esteja em bom estado de conservação. Os objetos podem ser entregues até o dia 30 de novembro na Casa de Artesanato Vitória, localizada na Av. Adolfo Viana, nº 581B, Juazeiro, ou a qualquer um dos cinco integrantes. A previsão é que os brinquedos sejam repassados para as crianças na primeira semana de dezembro.
O grupo afirma que quem ajudar também será presenteado. “O maior presente é quando você vê o olhar das crianças e dos pais que muitas vezes não teriam condições de entregar os brinquedos e percebe que de alguma forma você se tornou especial para cada um deles. Nós entregamos os presentes, mas quem sai presenteado é a gente”, disse Lidmillie Castro.