O Festival Umbuzada Sonora chega hoje (10) a Juazeiro, com programação musical gratuita de alta qualidade e realização de mesas-redondas. São três dias de atividade: dez shows e duas sessões de bate-papo sobre temas que prometem aquecer a discussão sobre o cenário musical contemporâneo. A programação é gratuita.
De 10 a 12 de novembro, o Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, será palco do Festival Umbuzada Sonora, evento realizado pela Maquinário Produções, responsável pelo eixo de circulação da Rede Motiva – patrocinado pela Vivo, com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (FazCultura) e integra o Conexão Vivo.
O festival terá shows de grandes nomes da nova música brasileira, como as bandas pernambucanas Eddie e Mundo Livre S/A, cujos trabalhos autorais são considerados referência no país. Além de Eddie, dia 11 se apresentam Matheus XV (PE), Rukha (PE), Os Barcos (BA) e O Círculo (BA). Dia 12 é vez de Cabelo de Serpente (PE), Manzuá (BA), Matingueiros (PE) e Cabruêra (PB). O encerramento da noite fica por conta do Mundo Livre S/A. Os shows são gratuitos.
Debate
hoje (10) serão realizadas duas mesas-redondas no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. “Os festivais como uma das principais plataformas de difusão da música”, às 19h, e “Políticas públicas para a música”, às 20h. O acesso também é gratuito. A ideia é agregar uma diversidade de opiniões, que possam contribuir para o fortalecimento do cenário musical contemporâneo, composto essencialmente por produções e artistas independentes.
O Umbuzada Sonora é um festival que tem como objetivo promover a ocupação de espaços públicos, como o Centro de Cultura João Gilberto, com programação de estilos musicais diversificados, que tenham como característica a difusão da cultura e musicalidade brasileiras.
Além disso, o festival é um momento de divulgação e promoção do trabalho de artistas selecionados previamente, por meio do edital público promovido pela Rede Motiva, como no caso das bandas, Manzuá, de Itabuna, e Os Barcos, de Vitória da Conquista, vencedoras da etapa Artistas do Interior, regiões Sul e Sudoeste, respectivamente. Esta é a segunda edição do Festival Umbuzada Sonora.
Fonte: Enfoque Comunicação