Com o intuito de aproximar a legislação agroambiental da comunidade do Vale do São Francisco, estudantes e professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, estão desenvolvendo atividades pedagógicas regulares em instituições de ensino da região. Nesta quarta-feira (16), mais uma palestra será realizada no Colégio Estadual Ruy Barbosa, que fica bairro Santo Antônio, a partir das 19h. A iniciativa integra as ações do projeto planejado pelo Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES) em parceria com os cursos de Direito e Agronomia do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da UNEB. Os estudantes da Universidade atuam como mediadores de conhecimentos da legislação brasileira que são voltados para temáticas ambientais e esclarecem informações, por exemplo, sobre a ação dos agrotóxicos e crimes contra o meio ambiente. O estudante de Direito e monitor do projeto, Mahatma Lenin, explica ainda que durante as palestras também são discutidas medidas como o destino correto do lixo e formas de solucionar o problema da poluição sonora.
O estudante de Agronomia Saullo Melo, que também é um dos monitores do projeto, destacou o objetivo de compartilhar esses conhecimentos com a comunidade. “Temos o papel de levar a informação de uma forma acessível para que toda a população possa conhecer melhor seus direitos e deveres”, ressaltou. Com a colaboração dos professores da UNEB, Jairton Fraga e Ivanildo Lima, que coordenam as atividades do projeto agroambiental, os estudantes dos cursos de Agronomia e Direito elaboram cartilhas com a proposta de facilitar a compreensão dos diversos assuntos discutidos durante os encontros.
Para conferir a programação completa das ações que serão desenvolvidas pelo “Projeto Estratégias de Acesso à Legislação Agroambiental, como Mecanismo de Proteção Aos Bens de Uso Comum”, acesse o link http://direitoverdeuneb.blogspot.com.br/. Os interessados também podem ligar para o CAERDES e agendar a participação dos estudantes da UNEB em escolas da região, por meio do telefone: (74) 3611-7636 ramal 270.