O Departamento de Departamento de Ciências Humanas (DCH) no campus III da UNEB, em Juazeiro, está com inscrições abertas, até a próxima quarta-feira (5), para a segunda turma da especialização em educação contextualizada para convivência com o semiárido brasileiro.
A pós-graduação lato-sensu, que conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Nacional do Semiárido Brasileiro (Insa), oferta 40 vagas para graduados em cursos de licenciaturas e bacharelados de áreas afins.
Para participar da seleção, os interessados devem se inscrever no departamento, das 14h às 20h, apresentando os documentos exigidos no edital do certame.
A taxa de inscrição é de R$ 40. A especialização é gratuita, sendo responsabilidade exclusiva dos discentes a aquisição dos materiais de apoio didático e paradidático.
O processo seletivo consiste nas etapas de análise curricular e da carta de intenção curricular e prova escrita, que acontecem nos dias 6 e 10 deste mês. O resultado será divulgado ainda no dia 10.
De acordo com o coordenador da especialização, Edmerson Reis, o curso objetiva promover a compreensão da realidade do Semiárido e estimular também a criação de alternativas para produção agrícola e pecuária da região.
“Existem alternativas de produção que podem mudar a situação do semiárido brasileiro. Ao invés de plantar milho poderíamos incentivar a plantação do sorgo. Outra alternativa seria a criação dos caprinos, ao invés de investir apenas nos bovinos. Essas produções são mais resistentes as secas e serão avaliadas e estudadas durante o curso”, explica Edmerson.
A especialização tem carga de 390 horas-aulas. O início do curso está previsto para o próximo dia 20. Informações: Câmara de Pós-Graduação /Campus III – tel. (74) 3611-5617 (ramal 228).