A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), numa iniciativa pioneira, deu início em 1998 a um de seus grandes objetivos, a capacitação de professores sem que eles precisassem se deslocar para os grandes centros urbanos, um desafio possibilitado por meio da oferta de programas especiais de formação. Buscando fortalecer ações como essas, foi inaugurada nesta segunda-feira (18) as novas instalações do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em Casa Nova, onde são oferecidos os cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia que juntos atendem cerca de 80 professores.
Estiveram presentes na cerimônia José Bites de Carvalho, pró-reitor de graduação (Prograd); Aurilene Rodrigues, diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus III; Jader Albuquerque, Assessor de Logística do Parfor, além do prefeito Wilson Cota, da secretária de educação Maria Aparecida Fernandes e demais autoridades municipais de Casa Nova. Também participaram da inauguração alunos, professores, coordenadores de cursos e comunidade local. O novo espaço foi viabilizado pela prefeitura municipal e representa um marco na história do ensino superior do município. “Esse momento era esperado por todos. É a primeira unidade de ensino superior inaugurada em Casa Nova. Que os alunos aproveitem a oportunidade de formação oferecida pelo Parfor através da Uneb”, comemorou o prefeito Wilson Cota.
De acordo com a secretária de educação, as aulas foram suspensas em 2012 porque a gestão anterior não assumiu o compromisso de oferecer as condições básicas de funcionamento dos cursos. “O novo espaço é resultado do nosso investimento na educação”, completou Aparecida. Durante a cerimônia, o pró-reitor de graduação destacou que é preciso assegurar as condições necessárias para que os estudantes tenham uma formação de qualidade. “Encontramos o apoio que precisávamos e que estava previsto nos acordos de cooperação entre a universidade e o município”, afirmou Bites. “As condições de funcionamento não eram boas na escola que estudávamos. Agora estamos felizes com o novo espaço”, declarou Letícia Sampaio, estudante de pedagogia.
Para a diretora do DCH, as parcerias com as prefeituras municipais têm sido fundamentais para o oferecimento dos cursos de graduação. “É uma grata satisfação contar com o apoio efetivo da prefeitura. É um momento feliz que demonstra o comprometimento do município com o desenvolvimento da educação”, concluiu Aurilene. A nova sede do Parfor em Casa Nova é climatizada e está equipada com laboratório de informática, biblioteca, sala de estudo e pesquisa, sala de professores, sala de aula, coordenação de ensino, cozinha e quarto para repouso de professores que não residem no município.