A Embrapa Agroindústria Tropical chega com eficiência a multiplicadores espalhados pelo Nordeste do Brasil por meio da Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial – um caminhão adaptado com equipamentos para o processamento de frutas e hortaliças. E é com essa estrutura que estará presente no SemiáridoShow 2013, que acontece entre os dias 29 de outubro e 1o de novembro, em Petrolina (PE).
No veículo, são promovidos cursos e oficinas sobre processos de aproveitamento de frutas e hortaliças tropicais, de forma a melhorar a qualidade dos produtos tradicionais, a obter alimentos seguros e a agregar valor à produção agroindustrial. Durante o SemiáridoShow, serão oferecidos cursos de Processamento Agroindustrial de Frutas e, nos horários em que não tiver programação, a Unidade também fica disponível para visitação.
O objetivo da Unidade Móvel é, além de sensibilizar comunidades, formar multiplicadores para transferir o conhecimento dos processos e tecnologias agroindustriais aos agentes produtivos locais. Dessa forma, busca-se a estruturação do processamento de frutas tropicais e hortaliças, de pequena e média escala.
O público prioritário das ações é composto por técnicos e multiplicadores dos serviços de extensão rural. Contudo, com a Unidade Móvel são atendidos também outros públicos, como pequenos e médios produtores, associações e empreendimentos agroindustriais.
Com o veículo, a transferência de tecnologia ganha mobilidade e eficiência. A Unidade Móvel percorre os principais pólos produtores de frutas dos estados da região Nordeste do Brasil, levando o acervo de conhecimentos e tecnologias gerados pela Embrapa Agroindústria Tropical para os centros de estudos tecnológicos, como os institutos federais, escolas agrotécnicas, escolas profissionalizantes e unidades de Assistência Técnica e Extensão Rural.
A Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial é um instrumento didático promotor do desenvolvimento regional, potencializando o potencial frutícola e hortícola de cada região. O veículo pode também ser utilizado para a realização de treinamentos nas áreas de fitossanidade vegetal, microbiologia de alimentos, análises de água e solo, técnicas de classificação de produtos de origem vegetal incluindo farinhas, castanha de caju, feijão, arroz e várias outras culturas.