A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) através da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) colocou em operação, no início deste mês, um novo link de internet com velocidade de 100 Megabits por segundo (Mbps). O serviço, contratado por meio de licitação, foi implantado nos campi Petrolina Sede e Ciências Agrárias, em Pernambuco; e Juazeiro, na Bahia. Com isso, a velocidade de acesso à rede mundial de computadores nesses campi aumentou cinco vezes em relação à utilizada anteriormente.
Antes desta contratação, a velocidade de internet nesses campi era fornecida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e compartilhada com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), o que significa que a Univasf utilizava apenas uma parte dos 34 Mbps disponibilizados pela RNP. No momento, os dois links estão em funcionamento nos três campi, proporcionando uma melhoria na velocidade de acesso à internet, como explica o secretário de Tecnologia da Informação da Univasf, Jonildo Martins. “Depois da contratação desse link, tivemos um ganho de desempenho e já é perceptível uma melhoria nos serviços disponíveis na rede”, disse. Segundo ele, o novo link é dedicado, isto é, exclusivo; e a empresa tem que garantir a entrega da velocidade contratada pela instituição.
O Campus São Raimundo Nonato (PI) também irá se beneficiar desse novo contrato. Um link com 10 Mbps já está em fase de implantação, o que deverá melhorar o acesso à internet naquele campus. Hoje, o campus conta com uma velocidade de acesso de 2 Mbps, fornecida pela RNP. Assim como nos campi de Petrolina e Juazeiro, os dois serviços serão mantidos simultaneamente, gerando um ganho considerável no acesso à internet na Univasf, em São Raimundo Nonato. Já no Campus Senhor do Bonfim (BA), foi implantado pela RNP, no final do ano passado, um link de 4 Mbps, que deve ser ampliado ainda este ano.