O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), José Rubens Rebelatto, assinaram, na manhã de ontem (7), o contrato de parceria para a gestão do Hospital Universitário (HU) Doutor Washington Antônio de Barros. A solenidade aconteceu na sede da Ebserh, em Brasília. O HU da Univasf é o 22o hospital universitário a firmar contrato com a Ebserh.
A partir de agora, terá início uma fase de transição da gestão do Hospital Universitário, que incluirá, entre outra ações, a realização de concurso público para provimento do seu quadro de pessoal. Uma cópia do contrato de parceria será encaminhada pela Ebserh ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para publicação da portaria no Diário Oficial da União formalizando a autorização para a composição do quadro do HU, conforme notícia divulgada anteriormente. Também serão encaminhados os procedimentos para elaboração do edital do certame, com o detalhamento das vagas, e o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela realização do concurso. A expectativa, segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Jeanne Michel, é que o lançamento do edital do concurso aconteça até o final de fevereiro.
O presidente da Ebserh ressaltou a singularidade da parceria estabelecida com a Univasf. “A universidade assumiu um hospital municipal, com a cogestão de uma organização social, exemplificando para outras instituições como proceder para assumir um hospital e fazer um contrato com a Ebserh de maneira ágil”, disse Rebelatto. Ele destacou ainda que a Univasf reúne características únicas, como a localização numa região fronteiriça, que engloba os estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. Neste sentido, conforme o presidente, tanto a assistência à saúde quanto a formação profissional prestadas pelo HU devem observar as necessidades e peculiaridades regionais.
O reitor Julianeli Tolentino destacou a relevância da parceria firmada com a Ebserh. “É um momento importante para a nossa instituição e para toda a região do Vale do São Francisco, que tem o Hospital Universitário Doutor Washington Antônio de Barros como referência. A Ebserh representa uma alternativa para melhorar a qualidade no atendimento prestado à população e a formação dos nossos estudantes”, afirmou.
Transição – Nesta fase de transição, o HU passará a ter uma equipe de governança, formada por um superintendente e três gerentes vinculados à Ebserh, que fará a gestão em conjunto com o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). “As duas equipes irão trabalhar juntas para manter o funcionamento adequado do hospital”, informou Rebelatto. Paralelamente, serão realizados os procedimentos para a contratação, via concurso público, dos profissionais que integrarão o quadro do HU. Ele explicou que a equipe atual será mantida durante a etapa de transição e os profissionais aprovados via certame serão treinados para assumir as funções no hospital. De acordo com o presidente da Ebserh, tudo será feito sem que haja prejuízo para as atividades acadêmicas e o atendimento à população.
Após a transição, terá início a execução do plano de reestruturação do hospital. “Vamos começar um trabalho de expansão nas áreas que são fundamentais para atender a população da região e para a formação dos futuros profissionais”, disse Rebelatto.
A Ebserh – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma estatal criada em 2011 pela Lei nº 12.550 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A Ebserh é o órgão do MEC responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).