A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através da Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), promove hoje (18) no campus Petrolina Sede a distribuição de canecas de cerâmica para os servidores. A iniciativa tem o duplo sentido de marcar os nove anos da instituição, comemorados hoje, e dar início a uma série de atividades que visam conscientizar os servidores sobre a importância da preservação ambiental.
As canecas são confeccionadas em cerâmica com reproduções de arte rupestre da Serra da Capivara, localizada na região de São Raimundo Nonato (PI), cidade onde a instituição tem um campus. A distribuição das canecas tem como objetivo reduzir o uso de copos plásticos, conscientizando os servidores sobre a importância de ações que visem à preservação do ambiente. A iniciativa, que a partir da próxima semana será realizada também nos outros campi da instituição, faz parte do grupo de ações planejadas pelo Programa de Gestão Socioambiental da Univasf.
Outra ação que integra o programa é a implantação de lixeiras para coleta seletiva do lixo produzido pela instituição. Já foram implantados oito conjuntos de coletores no campus Petrolina Sede. Segue em processo licitatório a compra de mais conjuntos de coletores que serão implantados nos campi Petrolina Ciências Agrárias, Juazeiro (BA) e São Raimundo Nonato (PI). O campus Senhor do Bonfim (BA) já possui coletores específicos.
Para divulgar o Programa de Gestão Socioambiental, o Comitê realizará uma campanha de conscientização entre os dias 21 e 25 deste mês. Na primeira atividade, programada para a próxima segunda-feira (21), será realizado um jogo direcionado aos servidores com perguntas que versarão sobre o gasto cotidiano com bens como água e papel. Na ocasião, também serão apresentados o Programa de Gestão e duas pesquisas de iniciação científica realizadas na instituição pelo professor do curso de Educação Física Marcelo Nascimento, com o objetivo de quantificar hábitos sustentáveis e não sustentáveis dos servidores.
“Todos nós podemos contribuir para um ambiente mais sustentável para nós mesmos e para as gerações futuras. Além disso, podemos cooperar para a economia dos recursos públicos e adequação da Univasf às diretrizes da legislação ambiental”, disse a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Gabriela Jandiroba. O programa conta com a participação de aproximadamente 30 servidores de todos os campi e, segue uma série de recomendações sugeridas pela Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Entre os eixos temáticos sugeridos pelo A3P estão o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; a gestão adequada de resíduos gerados e as licitações sustentáveis. Após a adesão aos eixos da A3P, a Univasf criou mais dois, o de obras sustentáveis e o de ambientalização.
Helen Sampaio
Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf
Assessoria de Comunicação Social