Com o objetivo de discutir propostas de aproveitamento do potencial químico e farmacológico da biodiversidade da região do Vale do São Francisco, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove, a partir de amanhã (18), o IV Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf). O evento será realizado no Complexo Multieventos, campus Juazeiro (BA), até o próximo sábado (21).
A programação contará com a presença de palestrantes de diversas instituições de ensino estaduais e federais. Durante os quatro dias, serão realizadas 11 palestras, oito minicursos e apresentações de trabalhos científicos. A conferência de abertura sobre o tema “Biodiversidade e química: nossa vida, nosso futuro” será ministrada amanhã, às 20h, pela professora Vanderlan da Silva Bolzani, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
De acordo com o coordenador do evento, Jackson Guedes, o simpósio pretende também debater sobre novos conhecimentos nas diversas áreas relacionadas ao estudo de plantas medicinais. “Buscamos fortalecer os estudos desenvolvidos na Univasf e manter parcerias com pesquisadores de outras instituições do país, bem como contribuir para o amadurecimento científico, principalmente dos estudantes”, avaliou Guedes.
Realizado a cada dois anos, na edição anterior o simpósio contou com cerca de 500 participantes e 135 trabalhos apresentados. O Plamevasf é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), juntamente com o Colegiado de Ciências Farmacêuticas e a Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PgRNSA). Para consultar a programação completa, acesse o site do evento.