A Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promove hoje (26), o “Univasf de Portas Abertas”, que acontece a partir das 8h, no auditório da biblioteca no campus Petrolina Sede. O evento integra a programação da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência” e pretende discutir e planejar ações políticas de educação inclusiva e acessível para pessoas com deficiência na instituição. O evento é gratuito e aberto à comunidade.
De acordo com a coordenadora da CPEI, Daniele Maciel, eventos como esse são de extrema importância para a instituição. “É preciso que toda comunidade acadêmica, como a sociedade em geral, compreenda que a universidade também é lugar para as pessoas com deficiência, como é para qualquer pessoa”, enfatizou.
A programação será dividida em dois blocos, o primeiro será das 8h às 12h, com a presença de representantes da Univasf: a coordenadora da CPEI, Daniele Maciel; o Pró-Reitor de Ensino, Leonardo Sampaio; e a Pró-Reitora de Assistência Estudantil, Isabel Angelim. Nesta etapa, serão apresentados os objetivos da coordenação de políticas inclusivas, bem como a inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de graduação. A segunda parte da programação será das 14h às 18h e contará com a presença de pessoas com deficiência da Univasf e da comunidade, que darão seus depoimentos e falarão sobre a construção de uma política inclusiva no ensino superior.
Educação Inclusiva – A Univasf realiza ações de política inclusiva na região do Vale do São Francisco desde 2008, ano em que foi aprovada no programa “Incluir” do Ministério da Educação (MEC), que incentiva a implantação de núcleos de acessibilidade em universidades públicas. Em 2012, foi criada a Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI), com o objetivo de propor ações que visem a inclusão e a acessibilidade da pessoa com deficiência na universidade.