Estudantes do ensino fundamental II de Senhor do Bonfim e Campo Formoso estão participando das atividades do “Ciclo de Oficinas Educação em Ciências: Práticas Interdisciplinares”, no Campus Senhor do Bonfim (BA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que começou ontem (13) e segue até amanhã (15), é coordenado pelos professores Gisele Shaw, Jailton Ferrari e Jackson Rosendo, do Colegiado de Ciências da Natureza. Cerca de 300 estudantes de escolas públicas dos dois municípios devem participar dos três dias do evento.
A programação conta com ações interdisciplinares do ensino de ciências, que serão realizadas por meio das seguintes oficinas: Um Inimigo Invisível (vírus); Modelando Ciências: dos povos antigos aos dias atuais; Ciência, a vida e as plantas; Micromundo; Iniciação à Química na Cozinha. As atividades serão ministradas por estudantes do curso de licenciatura em Ciências da Natureza junto com professores e colaboradores. Os encontros acontecem nos turnos matutino e vespertino.
Segundo a professora Gisele Shaw, o objetivo do evento é que tanto as licenciandas em Ciências como também os estudantes do ensino fundamental possam, através dessas oficinas, consolidar e fortalecer a qualidade de suas formações. “Auxiliar na formação das licenciandas em ensinar ciências de forma interdisciplinar e investigativa e contribuir com a formação em ciências de alunos da rede pública de ensino”, explica a docente.
Este não é o primeiro contato entre as licenciandas e os estudantes do ensino fundamental. Gisele informa que, anteriormente, foram realizadas intervenções nas escolas públicas através de sequências didáticas investigativas e interdisciplinares. Essa ação integra as atividades do componente Estágio I da Univasf e também tem relação com as atividades do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do qual os docentes Jackson e Gisele são doutorandos.