Profissionais e pacientes da primeira UPA/24 horas de Juazeiro e do Vale do São Francisco celebraram nesta quinta-feira, 22, o aniversário de um ano de funcionamento da unidade, inaugurada pela Prefeitura Municipal em 22 de agosto de 2012. Já foram mais de 65 mil atendimentos ofertados à população na área de urgência e emergência, em uma unidade moderna e com estrutura de qualidade, que recebeu recentemente a visita de representantes do Ministério da Saúde para o processo de qualificação.
“Qualquer hora que a gente vem tem atendimento. Espero que a UPA fique aberta por muitos anos”, falou a moradora do bairro Castelo Branco, Joice Pereira da Silva, 42, que nesta quinta precisou ir à unidade com o neto que estava com febre. “Meu pequeno recebeu os cuidados necessários e está aqui em observação. Sempre que é preciso, eu e minha família contamos com esta unidade que foi um presente para Juazeiro”, falou satisfeita. A dona de casa Maria Jucilene Mendes da Silva, 40 anos, moradora do distrito de Maniçoba, também agradeceu a prefeitura pela inauguração da UPA. “É a primeira vez que venho aqui, e graças a Deus e a toda equipe meu neto foi bem atendido. Ele cortou o dedo com um facão, recebeu os curativos necessários e foi encaminhado para a rede hospitalar. Esta unidade deveria ter chegado há muito tempo na cidade e que ela continue funcionando”, agradeceu.
Com capacidade para 300 atendimentos diários, atualmente, 250 pessoas estão sendo assistidas na unidade. A UPA está custando, em média, ao município, R$ 700 mil/mês, com um repasse da União de apenas cerca de R$170 mil. A coordenadora da UPA, Ianni de Almeida, explica que a unidade é considerada referência na região, devido aos serviços de qualidade prestados, através do trabalho de uma equipe capacitada. “A cada mês aumentamos o fluxo de atendimentos. A UPA é mais um serviço novo que não tinha na região e que vem dando uma assistência de qualidade, rápida e resolutiva, melhorando a situação difícil da saúde enfrentada anos atrás pelos pacientes. Que venha mais um ano de luta, trabalho e dedicação”, relatou.
A primeira UPA de Juazeiro, resultado da parceria da Prefeitura de Juazeiro e Governo da Bahia funciona 24 horas, com uma equipe multiprofissional formada por 140 profissionais, sendo eles, quatro médicos por plantão, dois emergencistas e dois pediatras, além de enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnicos e demais profissionais de saúde. A unidade está localizada às margens da BR 407, ao lado do 3º BPM, no bairro Castelo Branco.
Por Vânia Castro/SESAU