A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina (PE), gerenciada pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), realizou nesta sexta-feira (15), uma ação de conscientização ao Dia Nacional de Combate à Infecção Hospitalar. A atividade orientou sobre o processo de higienização da mãos e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) aos funcionários da instituição.
Um dos principais objetivos foi informar sobre a importância da higienização das mãos antes e após contato com paciente, uso de óculos, máscara cirúrgica e avental quando houver risco de contato com secreções. Além de ressaltar a necessidade de descartar adequadamente materiais perfuro-cortantes.
Os colaboradores também receberam orientações sobre uso de avental e luva durante a manipulação com o paciente, catetes e sondas. “Mesmo utilizando as as luvas é necessário que o profissional, logo após o uso, higienize as mãos”, ressalta a enfermeira da CCIH da UPAE, Isadora Rodrigues.