As atividades do Outubro Rosa continuam na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e no Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina. A campanha, que começou no início do mês e conta com o engajamento dos dois serviços todos os anos, costuma envolver pacientes, acompanhantes, funcionários e colaboradores.
Na UPAE, por exemplo, já foram feitas palestras, distribuição de laços e folders, rodas de conversa e muita sensibilização. Na última quarta-feira (23) mesmo, o serviço social preparou um momento para o pessoal do ambulatório. Antes disso, a equipe já havia passado pela fisioterapia e salas de emergência.
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) também participam das ações. “A gente tenta envolver a todos e trabalhar os temas ligados à saúde de forma leve e até lúdica. Acho que tem dado certo e a UPAE tem atuado bem na prevenção”, defende a assistente social, Cynthia Sousa.
No Dom Malan as ações tem sido bastante diversificadas, inclusive com momentos de autocuidado para as mulheres. De acordo com a supervisora do Serviço Social, Kátia Silene, a intenção é verdadeiramente sensibilizar. “A mulher precisa entender que necessita se cuidar e se amar, e isso passa primeiro pela saúde”, reflete.
Vale ressaltar que no Dom Malan as mulheres tem acesso a consultas e exames. Por mês, são disponibilizadas, em média, 200 mamografias, 70 ultrassons de mama e consultas com o mastologista. A porta de entrada do paciente na rede de assistência à saúde é a atenção básica. Então, ao primeiro sinal de problema procure o posto de saúde para os encaminhamentos necessários.