A Universidade de Pernambuco – UPE, através da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos – CPCA, considerando o início do ano letivo e a necessidade prévia das escolas em organizar o seu tempo pedagógico, torna público a composição do Vestibular 2014 (avaliação integrante do Processo de Ingresso da UPE). O Vestibular 2014 da UPE, cujo percentual de vagas será de 60% (do total de vagas a serem disponibilizadas), será realizado em duas etapas obrigatórias: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Conjunto de Provas Específicas. A primeira etapa será constituída por um conjunto de provas objetivas, sendo este conjunto aplicado e avaliado pelo INEP/MEC, de acordo com cronograma específico e regras próprias. O INEP/MEC disponibilizará um total de 05 (cinco) provas para os candidatos que se submeterem ao ENEM, das quais serão consideradas para o Vestibular 2014 da UPE apenas 04 (quatro):
1) Nota da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 2) Nota da prova de Matemática e suas Tecnologias; 3) Nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias; 4) Nota da prova de Ciências Naturais e suas Tecnologias.
A segunda etapa de responsabilidade da UPE, através da CPCA, será realizada em dois dias e composta por Redação e prova objetiva de Língua Portuguesa (com 16 questões), obrigatória para todos os candidatos, mais um conjunto de 03 (três) provas objetivas específicas, de acordo com a opção de escolha do curso feita pelo candidato no ato de inscrição. Os conteúdos Programáticos para o Vestibular da UPE permanecem inalterados, exceto para a Prova de Língua Portuguesa que só cobrará o domínio de Literatura Brasileira aos candidatos dos cursos de Letras. A Universidade de Pernambuco esclarece que o Sistema Seriado de Avaliação, para todas as fases, permanece com seu formato e conteúdos programáticos inalterados. Do total de vagas disponibilizadas para o ingresso em 2014 na UPE, 40% serão destinadas ao Sistema Seriado de Avaliação (Fase 3). Respeitando-se o percentual de vagas para o SSA 3 e Vestibular, do total de vagas disponibilizadas para o ingresso em 2014, serão destinadas 20% ao Sistema de Cotas (exclusivo para estudantes da rede pública do estado de Pernambuco). Outros detalhes serão esclarecidos no lançamento do Processo de Ingresso 2014, com data a definir, bem como no Manual do Candidato ao Processo de Ingresso 2014.






