Há quatro anos em funcionamento no Hospital Dom Malan/Gestão IMIP, a única UTI pediátrica do submédio São Francisco garante atendimento especializado a recém nascidos e crianças que necessitam de cuidados intensivos.
Inicialmente contando com apenas dois leitos e atendendo a adultos e crianças, a UTI foi reestruturada com a chegada da administração do Governo do Estado ao Hospital Dom Malan, através da gestão IMIP. Hoje, a unidade atende a recém nascidos e crianças de até 15 anos, conta com 10 leitos, sendo seis deles leitos neonatais e quatro leitos pediátricos. Novos monitores e outros equipamentos foram comprados para compor esses leitos. “Atendemos no ano passado 425 crianças oriundas de cidades de Pernambuco, Bahia e até do Piauí. A maioria delas com patologias graves que necessitavam de um suporte hemodinâmico e ventilatório específico que só é encontrado nas UTIs”, avaliou a coordenadora do setor, a médica intensivista Nazaré Marinho, que completou: “Realizamos praticamente tudo o que é feito nas grandes cidades. Nossa UTI pediátrica é a única deste tipo em nossa macroregião, dando suporte a toda rede hospitalar, inclusive a complementar, representando um marco de extrema importância para nossas crianças”.
A dona de casa Silvoneide Alves, proveniente da cidade de Campo Formoso (BA), está na UTI desde o início do mês de janeiro, acompanhando o seu filho recém nascido. Há mais de um mês a criança está sob os cuidados da equipe interdisciplinar da UTI pediátrica. “Não sei como seria a minha vida e a de meu filho se não fosse essa UTI. Ele não teria sobrevivido”, disse agradecida.
Diariamente trabalham na UTI pediátrica, seis enfermeiros, fisioterapeutas, 24 técnicas de enfermagem, um médico diarista e um médico plantonista. “No total temos uma equipe de 40 pessoas dando cobertura 24 horas aos nossos pacientes”, completou a Dra. Nazaré Marinho. (Fonte: Ascom HDM).