Amor e cuidado, foram os sentimentos que levaram diversos tutores a protegerem os seus bichinhos contra a raiva, durante o Dia D da vacinação antirrábica. A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), neste sábado (02), na Orla II de Juazeiro.
A campanha iniciou no município no dia 31 de julho e as equipes da Sesau já aplicaram mais de 10 mil doses da vacina. “Neste Dia D, contamos com o apoio dos estudantes de veterinária da Univasf e da Unibras. A raiva é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida ao ser humano, não tem cura e a única forma de prevenção é a vacina. Contamos com a colaboração das pessoas que levem seus gatos e cachorros para tomar a vacina”, destacou a médica veterinária do Canil Gatil, Graziella Vasconcelos.
Toddi é um Pinscher de um ano de idade que pode ser pequeno no tamanho, mas sobrou coragem na hora de tomou a dose da vacina. “Sempre o vacinamos durante a campanha, pois sabemos como a raiva é perigosa não apenas para ele, mas para as pessoas também. E ele é como da família precisa ser cuidado com carinho”, disse a tutora de Toddi Maria Risoleta de Souza.
Pontos de vacinação
A campanha segue até o dia 21 de setembro. A Sesau montou um ponto fixo para aplicação das doses que funciona no Núcleo de Endemias, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 07, Centro, de segunda a sábado das 8h às 13h. As doses também estão sendo disponibilizadas nos bairros e na zona rural, de segunda a sábado, de maneira itinerante com o apoio dos agentes comunitários de saúde.
A vacina antirrábica protege cães e gatos contra a raiva. A aplicação da dose nos animais, a partir dos três meses de idade, é fundamental para a prevenção da doença que costuma ser fatal em quase 100% dos casos e que ainda pode contaminar seres humanos.
Fonte: Ascom/Marcela Cavalcanti – Fotos: Edinazio Dias