A meta do município é vacinar 100% do público-alvo. Vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina.
Prorrogada até o dia 3 de junho, a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, será direcionada para idosos, gestantes e crianças. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, estes sãos os grupos que registraram menor índice de vacinação. Ao todo foram imunizados no município 42.832 pessoas, o que equivale a 75,81% do público-alvo.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Petrolina, Jeane Moraes, informou que os demais grupos, incluídos pelo Ministério da Saúde (MS), já atingiram a meta preconizada. “Agora falta imunizar os idosos, as gestantes e as crianças. Essa população deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a dose da vacina, porque são classificados pelo Ministério da Saúde como as que correm maior risco de desenvolver um quadro grave da doença, podendo chegar até a morte”, disse.
Jeane ainda explica que a procura pela vacina para gestantes e crianças é maior do que os idosos, mas este ano ainda não foi possível atingir o mínimo determinado pelo MS. “Sempre vacinamos muito bem gestantes e crianças e esse ano estamos com um comportamento atípico. Já idosos temos mais dificuldades porque eles acham que vai fazer algum mal. As vezes, por coincidência, algumas pessoas chegam a gripar. Mas, isso não tem relação com a vacina porque ela é inativa, é de vírus morto e não provoca gripe”, garante.
A coordenadora alerta que a vacina é ainda mais importante com a proximidade do período frio. “O inverno está chegando e as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas e correm um maior risco de contrair a gripe, desenvolvendo um quadro mais grave. Recebendo a dose agora, no inverno estará com a taxa de anticorpos já circulante no organismo e não corre o risco de pegar a doença”, detalha.
Apesar das queixas da população de que em muitas unidades de saúde não há a vacina, Jeane garante que diariamente as doses são repassadas para as salas de vacinação tanto da Zona Urbana, como da Zona Rural.
Petrolina possuiu uma população de 25.633 crianças, onde 22 mil já foram imunizadas, o que equivale a 85.92%. O município tem 4.812 gestantes e imunizou 2.718, o que corresponde a 56.48%. A população de idosos é de 21.537 mil e foram vacinados 14.610, ou seja, 67.84%.
Grupo prioritário
A vacina é destinada a idosos, gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), indígenas, pessoas portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade, como pessoas do sistema carcerário.
Vacina
A vacina é trivalente e protege contra três vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. Todos os anos a vacina da gripe é atualizada para adequá-la aos vírus que circulam na atual estação. A composição é definida pela Organização Munidal da Saúde.
G1 Petrolina