Veja quem são algumas das vítimas do acidente aéreo no Sul da França

As autoridades ainda não divulgaram a lista de passageiros e tripulantes embarcados no avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses nesta terça-feira (24). Porém, diante da notícia da tragédia, alguns familiares, empresas e órgãos oficiais dos países divulgaram nomes de pessoas que estavam no voo.

O Airbus A320 partiu de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e levava 150 pessoas – 144 passageiros e seis tripulantes.

Segundo informações da Germanwings, entre as vítimas do acidente havia 72 alemães, 35 espanhóis, 2 australianos, 2 argentinos, 2 iranianos, 2 venezuelanos, 2 americanos, 1 marroquino, 1 britânico, 1 holandês, 1 colombiano, 1 mexicano, 1 dinamarquês, 1 belga e 1 israelense.

A origem de algumas vítimas ainda é incerta, especialmente devido a casos de dupla nacionalidade. Devido à violência do acidente, as autoridades acham pouco provável encontrar sobreviventes. Conheça as histórias de algumas das vítimas:

Estudantes alemães

Um grupo de 16 estudantes do Instituto Joseph Konig, de Haltern, na região de Düsseldorf, tinha ido para Barcelona participar de um intercâmbio e estavam voltando para a Alemanha.

Segundo o jornal local “Halterner Zeitung”, dos 40 estudantes que se candidataram à viagem, foram escolhidos 14 alunas e dois alunos que tinham entre 15 e 16 anos. Eles viajavam acompanhados de duas professoras.

Marroquinos recém-casados
Os marroquinos que estavam no avião tinham se casado no sábado, em Barcelona, e viajavam para Düsseldorf, na Alemanha, cidade na qual o marido já residia e onde pretendiam começar uma nova vida.

Asmae Ouahoud el Allaoui, de 23 anos, morava com os pais em Barcelona e possuía nacionalidades marroquina e espanhola, por isso figura no lista de espanhóis. Mohammed Tehrioui, de 24, por sua vez, morava e trabalhava em Düsseldorf.

De acordo com o site Le 360, as famílias, originárias de Nador, no nordeste do Marrocos, decidiram que querem os corpos de volta à cidade natal. Os parentes se encontraram nesta quarta no aeroporto de Barcelona para ir à França e participar da identificação dos corpos

Marina Bandrés viajava com o filho de sete meses (Foto: Reprodução/Twitter)Marina Bandrés viajava com o filho de sete
meses (Foto: Reprodução/Twitter)

Mãe e filho de 7 meses
Uma espanhola que voltava com seu bebê ao Reino Unido depois de ter participado do funeral de seu tio se encontra entre as vítimas do acidente.

Segundo o marido, ela havia comprado passagens na última hora para o voo.

A produtora de filmes Marina Bandrés Lopez-Belio, de 37 anos, e seu filho Julián, de 7 meses, moravam em Manchester, na Inglaterra, e pegaram o voo de Barcelona a

Düsseldorf para tomar outro avião que os levaria para casa, explicou seu marido, Pawel Pracz, em um comunicado da chancelaria britânica.

Cantores líricos
A Ópera de Düsseldorf anunciou que o cantor lírico Oleg Bryjak é uma das vítimas da queda do avião, de acordo com a agência Associated Press.

No Twitter, o teatro Liceu de Barcelona lamenta a morte de Bryjak e da também cantora de ópera Maria Radner, que haviam se apresentado no local com a ópera “Siegfried”, de Richard Wagner. Segundo a AP, Radner estava com seu marido e o bebê do casal a bordo do avião.

Jornalistas esportivos
Os dois passageiros iranianos eram jornalistas esportivos que foram a Barcelona para cobrir a partida de futebol entre Barcelona e Real Madrid, de acordo com a agência Reuters.

Milad Hojatoleslami trabalhava para o site de notícias “Tasnim” e Hussein Javadi era um repórter do jornal “Vatan Emrouz”, de acordo com relatório do “Tasnim”. Eles seguiam para cobrir a partida entre a seleção iraniana de futebol e o Chile, marcada para acontecer na Áustria, afirma o site.

Aniversariante
A australiana Carol Friday celebrou seu aniversário de 68 anos na véspera da queda do avião, segundo a ministra de Relações Exteriores da Austrália, Julie Bishop, citada pela AP.

Ela estava de férias com seu filho Greig, também passageiro do avião, que completaria 30 anos no próximo mês e iria dar aula da inglês na Europa. Bishop leu um comunicado de familiares em que dizem que estão “em descrença profunda e muita tristeza”.

Três gerações da mesma família
Uma estudante, sua mãe e sua avó estavam entre os passageiros do voo, de acordo com comunicado da cidade de Sant Cugat del Valles, perto de Barcelona.

A menina era aluna da escola Santa Isabel, de uma sala para crianças de 10 e 11 anos, diz o comunicado sem citar os nomes. “Os alunos estão muito impactados. Os professores estão tentando ajudá-los da maneira que podem”, disse uma mulher que atendeu o telefone da escola, sem se identificar, de acordo com a Associated Press.

Ariadna Falguera, mulher do chefe de gabinete de presidente de partido catalão, é uma das vítimas da queda do avião da Germanwings (Foto: Reprodução/Instagram/ Ariadna Falguera)Ariadna Falguera é uma das vítimas do acidente
(Foto: Reprodução/Instagram/ Ariadna Falguera)

Outras vítimas
Outra vítima espanhola é Ariadna Falguera, mulher do chefe de gabinete do presidente do partido catalão ERC, Oriol Junqueras.

O partido divulgou no Twitter: “Entre os passageiros do voo BCN-Düsseldorf estava Ariadna, companheira do ERC. Todo o nosso carinho e solidariedade à família e aos amigos”.

clube de futebol Valencia também divulgou que uma “grande torcedora” do time, Sonia Cercek, estava no voo. “Sonia, junto com seu marido Oliver, era fiel seguidora do nosso clube e ocasionalmente ia ao (estádio) Mestalla e a todas as viagens que o nosso time fazia para disputar na Alemanha e no centro da Europa”.

A Grã-Bretanha confirmou a morte de Martyn Matthews, empresário de 50 anos da cidade de Wolverhampton, e Paul Bramley, estudante de 28 anos de hotelaria em Lucerne, na Suíça, que estava de férias com uns amigos em Barcelona.

Norte-americanos
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Jen Psaki, disse que as autoridades confirmaram as mortes da americana Yvonne Selke e de sua filha, Emily, e de um terceiro cidadão, cujo nome ainda não foi divulgado.

Latino-americanos
Apesar de ter sido confirmada a presença de um passageiro da Colômbia, o Ministério do Exterior do país divulgou comunicado em que informa as mortes de dois colombianos: María del Pilar Tejada e Luis Eduardo Medrano, confirmadas por um porta-voz da companhia aérea a familiares.

As vítimas argentinas seriam Gabriela Luján Maumus, seu namorado Sebastián Gabriel Greco e Juan Armando Pomo.

O casal de jovens morava em Belgrano e faziam uma viagem de férias, segundo contou o pai de Gabriela ao jornal argentino “El Clarín”. Já Juan, que morava no Paraguai, fazia uma viagem de negócios, confirmou o irmão da vítima ao mesmo jornal.

Fonte: Portal G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Um terço das cidades baianas ficou fora das Emendas Pix em 2025

post-image

Mais de um terço dos municípios da Bahia passou 2025 sem receber recursos das chamadas Emendas Pix, mecanismo de transferência especial criado para agilizar o envio de verbas federais a estados e prefeituras. Levantamento do Bahia Notícias aponta que 142 das 417 cidades baianas não foram contempladas por nenhum repasse ao longo do ano, o equivalente a 34% do total.

A ausência de recursos não se restringe a municípios de pequeno porte ou baixa influência política. Cidades estratégicas da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari, Simões Filho, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Vera Cruz, também aparecem entre as que ficaram de fora das transferências.

Enquanto isso, o volume de recursos se concentrou em um número reduzido de municípios. Jandaíra liderou os repasses em 2025, com…

Read More
Política Relevantes

Emendas parlamentares, um problema agendado para 2026

post-image

Sai ano, entra ano, e a liberação de emendas parlamentares volta a ser moeda de troca para que parlamentares apoiem projetos do governo. Neste 2025 — pré-eleitoral —, atrasos na liberação de verbas obrigatórias e diálogo revelado entre deputados mostrou parlamentares reclamando do dinheiro que não chega. E esse seria o motivo para descontentamento da Casa, que durante toda esta temporada pressionou o Palácio do Planalto.

Para 2026, o Congresso Nacional destinou R$ 61 bilhões a emendas parlamentares. Desse total, R$ 49,9 bilhões ficarão sob controle dos parlamentares — entre as individuais, de bancada e de comissão.

Pela legislação vigente, o pagamento de emendas deve ocorrer até, no máximo, três meses antes das eleições, regra estabelecida para evitar o uso eleitoral dos recursos às vésperas do pleito.

As emendas são instrumentos previstos na Constituição…

Read More
Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More