O velório da cantora Preta Gil irá ocorrer no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25). E a data escolhida para celebrar sua vida e arte possui um significado simbólico, já que se trata do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
A família divulgou as informações da cerimônia – que será aberta ao público, das 9 às 13 horas – nas redes sociais de Preta Gil. A cantora morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, após lutar contra um câncer de intestino por dois anos.
O traslado do corpo da filha de Gilberto Gil para o Brasil deve acontecer ainda nesta quarta (23), no fim da tarde. Flora Gil, sobrinha de Preta, seu filho Francisco e a neta Sol de Maria estarão no voo para acompanhar o traslado, segundo apuração da CNN.
Em uma entrevista antiga ao canal Põe na Roda, Preta já havia falado como gostaria que fosse sua despedida: “O meu funeral, já falei. Quero que seja uma micareta real. Se Ivete for depois de mim, bota ela, mesmo velha, gagá, em cima do trio”.
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi reconhecido pela ONU em 1992 e é celebrado todos os anos em 25 de julho. A data visa conscientizar sobre os desafios e a luta das mulheres negras nas Américas e ao redor do mundo.
Fonte: CNN Brasil








