Diferente dos discursos habituais das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Juazeiro, nesta terça-feira (14), o vereador Caffé (PTC) conclamou seus pares a discutir o futuro, assumindo a responsabilidade de melhorar as condições de vida em Juazeiro. De acordo com o vereador, existem em Juazeiro 50 mil imóveis cadastrados. Com esta realidade, Juazeiro já vive problemas estruturais angustiantes e que determinam a qualidade de vida da população: malha viária em condições ruins, fornecimento de água insuficiente ou irregular, esgoto e saneamento deficitário ou sem ser concluído, como no João Paulo II. Lixo, dificuldade de mobilidade urbana, iluminação pública deficitária e poucas áreas verdes, parques e áreas de lazer. “O problema é que com o novo ciclo imobiliário, impulsionado pelo polo universitário, pela vinda de grandes atacadistas, novos projetos de irrigação e outros fatores que determinam um crescimento rápido, haverá pelo menos 23.500 novas unidades habitacionais, sem contar o Programa Minha Casa, Minha Vida com 7.500 residências”, disse Caffé. “Serão, em curto prazo, 31 mil novas unidades de habitação na cidade. Com média de quatro habitantes por unidade, teremos pelo menos 124 mil novos habitantes nestes setores”, enfatizou. Para o vereador esta perspectiva – que já é uma realidade -, assusta pelo impacto que vai causar na, já debilitada, estrutura urbana de Juazeiro: “Serão mais 18.600.000 mil litros de água por dia, a necessidade de mais ônibus urbanos, de mais coleta de lixo, segurança, iluminação e equipamentos públicos”. E questiona: “Será que já está previsto a construção de escolas em cada núcleo habitacional deste? será que terá creche, hospital, praça e área de lazer?”.
“A demanda por serviços públicos vai aumentar assustadoramente e, como vamos fazer frente a esta demanda?”, pergunta o vereador, que logo depois responde: “Com planejamento estratégico e ampla discussão com a sociedade, ou caminharemos para o caos no serviço público”.
Fazendo questão de destacar seu alinhamento com o prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) e a atual gestão municipal, o vereador Caffé diz que não quer ter de ir a Tribuna criticar o prefeito porque não planejou ou descuidou do desenvolvimento de Juazeiro. E sentindo-se no dever de contribuir para o planejamento, Caffé propôs a primeira discussão sobre a temática: “Começo convocando os vereadores Nalvinho, Anderson, Tiano e José Carlos Medeiros, integrantes da Comissão de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, da qual sou presidente, para uma reunião na próxima quinta-feira, às 9hrs, para dar início a esta discussão”.
O discurso de Caffé, elogiado por diversos vereadores e motivo de outros pronunciamentos, gerou a proposta de convocação dos responsáveis por grandes loteamentos em Juazeiro, que deve ser formalizada nas próximas sessões.(Ascom do vereador Caffé)