Vereadores Reunidos na noite de quinta feira (15), no plenário vereador José Custódio Pacheco, os vereadores de Sento-Sé mostraram confiança e maturidade na primeira sessão ordinária do segundo período legislativo de 2013. Pelo menos onze, dos treze parlamentares comparecera à sessão, e sete usaram a tribuna. Hilton Muniz e José Benedito, não compareceram mais justificaram as ausências.
Zé do Rufino usou a tribuna para defender indicação de sua autoria, que prepõe a construção de lombadas no perímetro urbano da cidade, ao longo da BA-210, na Avenida Raul Alves de Souza (entrada da cidade). O parlamentar justificou os inúmeros acidentes ocorridos no trecho, inclusive com vitimas fatais. Apresentou ainda moção de pesar pelo falecimento do senhor Ronaldo Oliveira Muniz, ocorrido no dia 24 de Junho, na cidade de Sento-Sé.
Denis-Almeida
Denis Almeida elogiou o brilhante trabalho da secretaria municipal da agricultura, na pessoa do secretario Catarino Reis, pelas ações de enfrentamento à seca no interior do município, com destaque para o cadastramento do seguro garantia safra, onde o próprio secretário se incumbiu de visitar as propriedades rurais para divulgar e executar o programa. Questionou os gastos com a manutenção e conservação das estradas e denunciou as péssimas condições das estradas vicinais.
João Borges
João Borges justificou o encontro que teve com o superintendente da CODEVASF Emanuel Lima, o prefeito Ednaldo Barros, o vice-prefeito Paixão, os vereadores Rudival Caitano e Darle dos Santos e a comunidade do Pirí, onde juntos solucionaram o impasse que atrasou a conclusão das obras do PAC, para a construção de sistemas de abastecimentos de água em comunidades rurais do município.
Juliano
Juliano Afonso lembrou a manifestação Sento-Sé despertou, e destacou a presença de membros do manifesto no plenário. Falou do Termo de Ajuste de Conduta realizado com representantes do ministério Publico, entidades de classe e do município de Sento-Sé, com vista à contratação e demissão de pessoal. Ratificou o cumprimento da lei 8.745/93, que determina que o recrutamento de pessoal a ser contratado nos termos da lei, será feito mediante processo seletivo simplificado.
Uemisson
Uemisson Almeida registrou a presença dos estudantes do curso técnico de agronegócios do Colégio estadual Sete de Setembro, e destacou a necessidade da criação de um projeto de lei para a criação e profissionalização da guarda municipal, como agentes de segurança pública, para atuarem nas ruas, auxiliando nos serviços de trânsito, preservação do patrimônio público, ronda escolar, defesa pessoal e orientação à população.
Hipolito
Hipólito Domingos relacionou as inúmeras ações realizadas pela administração municipal para proporcionar melhores condições de vida à população. Destacou o compromisso do prefeito Ednaldo Barros, no pagamento da parcela do garantia safra; no apoio aos agricultores do Tombador de Cima, que estão melhorando de vida com mamona da variedade MPA 11. Destacou também avanços na saúde com a realização de cirurgias e a contratação de especialistas como a dermatologistas Drª.Tâni.
Elogiou o trabalho da secretaria de ação social na distribuição de alimentos e na inclusão de mais pessoas no programa Bolsa Família. Afirmou que a pesar das dificuldades que afetam os municípios brasileiros, o prefeito tem buscado alterna consistentes para combater a desigualdade social.
Lembrou aos colegas que é necessário aprovar as contas da prefeitura, referente ao exercício de 2011, de responsabilidade do prefeito Ednaldo Barros. Vamos derrubar o parecer prévio do TCM, pois sabemos que não houve dolo ou má fé. Muitas vezes o gestor se compromete para servir as pessoas carentes da nossa terra, concluiu o vereador.
IMPRENSA – Sento Sé – BA