Vettel vence em Suzuka, mas Alonso chega em 4º e adia o tetra do alemão

podio_gpdojapao_apSebastian Vettel tinha a chance de assegurar o tetracampeonato de forma antecipada no GP do Japão deste domingo, válido pela 15ª etapa da temporada 2013 da Fórmula 1. E ele bem que fez sua parte. Após uma largada ruim, onde caiu de segundo para terceiro e ainda tocou de leve em Lewis Hamilton (Mercedes), o alemão da RBR reagiu. Deixou Mark Webber e Romain Grosjean (Lotus) para trás com uma estratégia certeira de pit stops, alcançando sua nona vitória no ano, a quinta consecutiva – dessa vez, porém, não com tanta facilidade como nas duas corridas anteriores. Entretanto, Fernando Alonso, que precisava chegar entre os oito primeiros para evitar a decisão do campeonato, fez o máximo que pôde com sua Ferrari e terminou a prova em quarto, adiando o grito de “é tetra” do alemão da RBR. 

O título não veio em Suzuka, mas Vettel terá outra ótima chance para liquidar a fatura na próxima etapa, daqui a duas semanas, na Índia, com transmissão ao vivo na TV Globo a partir das 7h30 (horário de Brasília). Ele soma 297 pontos contra 207 de Alonso. Em caso de vitória do espanhol, o alemão da RBR precisa apenas chegar em quinto para garantir o título. Se o piloto da Ferrari terminar em segundo, basta um oitavo lugar para Vettel levantar a taça. Qualquer outra combinação dá o tetra ao alemão. Confira a classificação completa.

Partindo da quinta posição, Felipe Massa estava em sexto quando teve suas esperanças de bom resultado frustradas ao ser punido com um drive-through (passagem direta pelo pit lane) por exceder o limite de velocidade nos boxes. Fora da briga pelas primeiras posições, ainda foi surpreendido por Jenson Button na última volta, perdendo a nona posição e fechando a zona de pontuação, em décimo.

Outro que também precisou pagar um drive-through foi Nico Rosberg, da Mercedes, oitavo colocado. A dupla das Flechas de Prata teve um dia para esquecer. Lewis Hamilton teve um pneu furado com o toque de Vettel logo na largada e abandonou pouco depois. Substituto de Massa na Ferrari em 2014, Kimi Raikkonen (Lotus) terminou em quinto. Em franca ascensão no campeonato, a equipe Sauber teve mais um desempenho expressivo: Nico Hulkenberg foi o sexto e o novato Esteban Gutiérrez marcou seus primeiros pontos na carreira ao chegar em sétimo. Um presentão para o fundador Peter Sauber, que completa 70 anos neste domingo.

Cerca de 1h30 antes da largada do GP do Japão deste domingo, pilotos e dirigentes prestaram um minuto de silêncio em tributo à Maria de Villota, que morreu na última sexta-feira em decorrência de lesões neurológicas sofridas em um gravíssimo acidente em 2012. Em um momento de emoção, pilotos, dirigentes e o presidente da FIA, Jean Todt, reuniram-se em uma garagem do paddock de Suzuka para prestar a homenagem. A ex-pilota de testes da Marussia foi encontrada morta em um hotel em Sevilha (Espanha), onde faria uma palestra. A cerimônia de pódio deste domingo também foi dedicada à memória da espanhola.

Grosjean pula para a ponta

Webber e Vettel largaram muito mal. Quem se aproveitou foi Grosjean, que fez uma ótima partida e pulou para a liderança. Hamilton também tracionou bem, mas quando superava as duas RBR, foi tocado levemente pelo bico do carro do alemão, o suficiente para furar o pneu traseiro esquerdo de sua Mercedes, caindo para o fim do grid. Massa ganhou uma posição, do britânico, mas perdeu outra, para Rosberg, e seguiu em quinto. Começando em oitavo, Alonso ganhou duas colocações e subiu para sexto. No pelotão de trás, um forte acidente tirou Giedo van der Garde (Caterham) e Jules Bianchi (Marussia) da prova.

No início da prova, Grosjean conseguia se manter na ponta, seguido de perto por Webber. Enquanto isso, Vettel perguntava à equipe pelo rádio se o toque com Hamilton havia danificado sua asa dianteira. A RBR informou que não encontrou nenhum dano aparente e o piloto seguiu em frente. Um pouco mais atrás, Alonso tentava se aproximar de Massa.

Hamilton deixa a prova

Lewis Hamilton, que havia parado nos boxes para trocar o pneu furado, amargava a última posição. Para piorar, sua Mercedes parecia ter problemas de rendimento em decorrência do problema na primeira volta. Virando muito mais alto que o normal, o inglês decidiu recolher para a garagem no décimo giro e abandonou.

Pérez e Rosberg quase batem no pit

Segundo colocado, Webber fez seu primeiro pit stop da 12ª volta, assim como Massa e Raikkonen. O líder Grosjean foi para os boxes no giro seguinte e com isso, Vettel herdou a ponta. Após o fazer sua parada, o alemão retornou à terceira posição, atrás de Grosjean e Webber. A Ferrari fez um ótimo trabalho nos boxes com Massa e Alonso. Porém, a dupla acabou perdendo terreno para Hulkenberg, que havia parado mais cedo, na décima volta, e vinha voando com pneus novos. A rodada de pit stops quase foi marcada por uma batida nos boxes. Os mecânicos da Mercedes liberaram Rosberg sem verem a aproximação de Pérez e os dois pilotos por pouco não se chocaram. Por causa do incidente, o alemão foi punido com um drive-through.

Alonso ultrapassa Massa

Sem ainda ter feito sua parada, Daniel Ricciardo retinha um pelotão atrás de sua STR. Hulkenberg, Massa e Alonso buscavam incessantemente não perder muito tempo com o futuro piloto da RBR. Hulk conseguiu se livrar do australiano, enquanto Alonso primeiro fez a ultrapassagem sobre Massa para depois deixar o australiano para trás e subir para quinto.

felipe massa e fernando alonso ferrari gp do Japão (Foto: Agência AP)

Felipe Massa fez jogo duro, mas foi superado por Fernando Alonso durante o GP do Japão (Foto: AP)

Em sexto, Massa cometeu um pequeno deslize, passou com duas rodas sobre a terra e perdeu tempo. Gutiérrez, que vinha mais atrás, colou no brasileiro e tentou dar o bote, mas o ferrarista conseguiu se defender. Raikkonen se aproveitou da briga, fez valer sua experiência e tomou a posição do novato mexicano. Com 25 voltas completadas, os dez primeiros colocados eram: Grosjean, Webber, Vettel, Hulkenberg, Alonso, Massa, Raikkonen, Gutiérrez, Pérez e Rosberg.

Massa é punido com drive-trhough

Webber decidiu foi cedo para sua segunda parada nos boxes: na volta 26. Vettel assumiu a segunda posição e começou a descontar a diferença para Grosjean. O francês fez sua parada no 30º giro e acabou voltando atrás do australiano da RBR. Nesse momento, o alemão assumiu provisoriamente a liderança. Felipe Massa, que vinha em sexto, foi punido por exceder o limite de velocidade nos boxes em seu segundo pit stop e teve que pagar um drive-trhough, caindo para 11º.

Na 36ª volta, Vettel finalmente parou nos boxes e retornou um pouco atrás de Grosjean. Webber era o líder. A expectativa da corrida passou a ser se Webber e Grosjean ainda precisariam ter que fazer mais um pit stop ou tentariam se manter na pista e segurar o alemão.

Vettel assume a liderança

Decidido a vencer a prova, Vettel partiu para cima de Grosjean em busca do segundo lugar. A ultrapassagem veio a 13 voltas do fim, com uma bela manobra na curva 1. Na volta 42, Webber, já com pneus desgastados, confirmou a estratégia de três paradas e foi para os boxes. Com isso, o alemão assumiu a ponta. Na liderança, o sonho do tetra antecipado em Suzuka passou a ser possível. Mas para isso, Alonso, que vinha em quinto, não poderia chegar entre os oito primeiros, o que parecia ser difícil de acontecer.

Webber supera Grosjean

Terceiro colocado, mas agora com pneus macios e novos, Webber tirava dois segundos por volta de Grosjean, colando rapidamente no francês. Nesse momento, Alonso passava Hulk para assumir o quarto lugar, e Rosberg deixava Massa para atrás e subia para oitavo. Webber pretendia se livrar rapidamente de Grosjean e partir para cima de Vettel em busca da vitória. Entretanto, o francês fez jogo duro e o australiano levou três voltas para conseguir a ultrapassagem.

A essa altura, não dava mais tempo para alcançar Vetel. O alemão administrou a diferença nas voltas finais e recebeu a bandeira quadriculada com sete segundos de vantagem. Webber e Grosjean completaram o pódio. Alonso chegou em quarto, seguido de perto por Raikkonen e Hulkenberg. Gutiérrez terminou em oitavo, enquanto Massa acabou sendo superado por Button na volta final e terminou em décimo.

Header_resultado (Foto: arte esporte)

1) Sebstian Vettel (ALE/RBR), 53 voltas, em 1h37m410

2) Mark Webber (AUS/RBR) +7s1

3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) +9s9

4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +45s6

5) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) +47s3

6) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) +51s6

7) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) +1m11s6

8) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) +1m12s0

9) Jenson Button (ING/McLaren) +1m20s8

10) Felipe Massa BRA/Ferrari) +1m29s2

11) Paul di Resta (ESC/Force India) +1m38s5

12) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) +1 volta

13) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) +1 volta

14) Adrian Sutil (ALE/Force India) +1 volta

15) Sergio Pérez (MEX/McLaren) +1 volta

16) Pastor Maldonado (VEN/Williams) +1 volta

17) Valtteri Bottas (FIN/Williams) +1 volta

18) Charles Pic (FRA/Caterham) +1 volta

19) Max Chilton (ING/Marussia) +1 volta

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR), 1m34s587

Não completaram:

Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – na 9ª volta

Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – na 1ª volta

Jules Bianchi (FRA/Marussia) – na 1ª volta

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

post-image

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação Galho Fraco, para aprofundar as investigações de desvio de recursos públicos oriundos de cotas parlamentares.

Policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no Distrito Federal e no estado do Rio de Janeiro.

Um dos alvos é o deputado Carlos Jordy (PL-RJ) que se manifestou sobre a operação no Instagram.

“Hoje, no aniversário da minha filha, a PF fez busca e apreensão novamente na minha casa por determinação de Flávio Dino [ministro do STF]. Perseguição implacável!”, escreveu.

Segundo Jordy, a alegação é que ele teria desviado recursos de cota parlamentar para uma empresa de fachada com aluguel de carros. Trata-se da mesma empresa que ele disse que aluga carros desde seu primeiro mandato.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More