Vídeo mostra imagens de decolagem de helicóptero antes de queda em SP

Um vídeo inédito e exclusivo pode mudar o que se sabe sobre o desastre que matou Thomaz Alckmin, o filho do governador de São Paulo, no mês passado. Os repórteres do Fantástico tiveram acesso às últimas imagens do helicóptero e das cinco pessoas que morreram na queda. Segundo especialistas, algo estranho aconteceu logo que o helicóptero levantou voo.

Dentro do helicóptero estavam cinco pessoas. Uma delas é Thomaz, 31 anos, filho mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. A aeronave começa a taxiar, andar pelo pátio. Logo em seguida, ela dá um pequeno tranco, e se desloca por mais alguns metros. Depois, decola de forma brusca, e vira imediatamente para o lado esquerdo.

“Opa, você vê que foi uma decolagem meio esquisita. Ele quase que perdeu aparentemente o controle do helicóptero ali”, analisa Roberto Peterka, investigador de acidentes aéreos.

Minutos depois, acontece o desastre.

As últimas imagens das vítimas foram gravadas pelas câmeras do Helipark, um centro de manutenção em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

Fazia 51 dias que a aeronave estava em uma oficina, para uma inspeção que é realizada de dois em dois anos. Um dos reparos ocorreu nas cinco pás do rotor principal. Elas foram retiradas e passaram por manutenção na Helibras, que representa o fabricante do modelo no Brasil. Depois, no Helipark, as pás foram recolocadas.

Dia 2 de abril, quinta-feira, 16h. As imagens obtidas com exclusividade pelo Fantástico registram o que aconteceu a partir desse horário. Com as cinco pás já instaladas, os funcionários fazem os últimos testes. Por uma câmera, parece que as pás estão um pouco inclinadas, até girando meio tortas. É que a imagem fica distorcida por causa do ângulo e do tipo de lente da câmera.

Quem faz os reparos no helicóptero são os mecânicos Erick Martinho e Paulo Henrique de Moraes, e também o auxiliar de manutenção Leandro de Souza Santos.

O piloto, Carlos Haroldo Esquerdo, acompanha tudo. Com 30 anos de experiência, ele comandava esse modelo havia quatro anos.

O Fantástico mostrou as imagens para três especialistas do Brasil. Um é professor de Engenharia Aeronáutica da USP. O segundo já investigou mais de 1,3 mil acidentes aéreos, e fez parte do Cenipa, o órgão responsável pelas investigações dos desastres. O terceiro é engenheiro mecânico e piloto de helicópteros, inclusive de modelos iguais ao que caiu.

“Eles estão agora concentrando os esforços no rotor de cauda. Para medir vibração e também consegue ver o posicionamento das pás”, afirma Fernando Catalano, professor de engenharia aeronáutica da USP, ao analisar as imagens.

O Fantástico também mostrou as imagens para Razvan Rusovici, professor de engenharia aeroespacial da Universidade da Flórida, Estados Unidos. Analisando a movimentação, ele diz que os mecânicos podem ter encontrado algum problema no rotor de cauda.

O especialista explica que, em 2013, a agência americana de aviação publicou um alerta obrigando os donos de helicópteros desse modelo a fazer uma inspeção imediata no rotor de cauda. Segundo ele, foram encontradas rachaduras em aeronaves que tinham se acidentado.

Nas imagens do centro de manutenção, às 16h36 do dia 2 de abril, aparece Thomaz Alckmin. O filho do governador de São Paulo era piloto profissional de helicópteros. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, Thomaz tinha habilitação para pilotar dois modelos, que são menores e menos potentes que a aeronave que passava por manutenção.

Faltando cerca de oito minutos para a decolagem, o piloto Carlos Haroldo Esquerdo entra no helicóptero, de fabricação francesa para 10 pessoas. Nas imagens, dá para ver que Thomaz Alckmin se posiciona na parte da frente, no lugar do copiloto.

“Ele entrou na frente. Ele estaria ali ocupando uma posição de tripulante”, diz Roberto Peterka, investigador de acidentes aéreos.

“Todos os equipamentos que têm do lado do comandante, do lado direito, ele também possui do lado esquerdo. Os comandos são iguais dos dois lados. Pode-se decolar de qualquer lado”, explica Maurício Kessar, piloto de helicóptero.

Na sequência, entram na parte de trás os dois mecânicos e o auxiliar de manutenção. A Anac determina que nenhuma pessoa pode transportar qualquer pessoa – exceto tripulantes – em uma aeronave que tenha sofrido manutenção. “Existe um pequeno risco e por que que vai se correr o risco de ferir alguém que não é necessário a bordo?”, argumenta Robert Peterka.

Os mecânicos são considerados tripulantes, por isso podem estar no helicóptero. Mas existe também uma ressalva na própria regra da Anac. Ela diz que a aeronave pode levar passageiros desde que antes de voar, as inspeções e testes de solo concluírem que as manutenções não alteraram substancialmente as características de voo, nem afetaram a operação.

Ainda não se sabe quais manutenções e inspeções foram feitas. Isto está sendo investigado pela comissão que estuda o acidente.

Pelas imagens, não é possível saber com certeza se foram feitos todos os testes do rotor de cauda e do rotor principal. E ainda existem outros procedimentos, igualmente obrigatórios.

Fernando Catalano, professor de engenharia aeronáutica: Na verdade, são 4 fases: no solo, pairado próximo ao solo, pairado a uma certa altitude.
Fantástico: De quanto é essa altitude?
Fernando Catalano: De 100 metros ou até menos que isso. E depois para o voo horizontal.
Fantástico: Voo pairado, o que é?
Fernando Catalano: É um voo sem velocidade horizontal. Ele tá pairado no ar.

O Fantástico apurou que, depois de todos terem embarcado, o piloto Carlos Haroldo Esquerdo pediu autorização a um funcionário da Helipark para levar o helicóptero até o heliponto da empresa. As checagens de voo pairado são realizadas em um lugar onde também acontecem os pousos e decolagens.

Às 17h03, o helicóptero com as cinco pessoas a bordo começa a se movimentar em direção ao heliponto. Tudo indicava que era só para fazer os testes. Mas, de repente…

Maurício Kessar, piloto de helicóptero: Opa. É uma decolagem estranha.
Fantástico: Por quê?
Maurício Kessar: Eu acho que ele deveria ter taxiado o helicóptero ou um pouco mais devagar.
Roberto Peterka, investigador de acidentes aéreos: É de se estranhar que essa manobra tenha sido feita por um piloto experiente. O razoável era que ele pousasse no heliponto e fizesse o voo pairado para depois prosseguir.

Para o professor dos Estados Unidos, um piloto com experiência dificilmente decolaria assim, já que foi de forma brusca.

Mas para quem investiga acidentes aéreos, a decolagem estranha também pode ter acontecido devido a uma ressonância de solo, que é uma vibração muito forte, fora do normal. É o que ocorre em outro vídeo mostrado na reportagem. A ressonância pode ser causada por problemas nos amortecedores do rotor ou até um pneu murcho.

“O piloto tem que tirar o helicóptero daquela situação imediatamente, porque a ressonância volta para o helicóptero e destrói o helicóptero antes dele decolar. Ele poderia ter voltado e pousado no heliponto”, explica Roberto Peterka.

E o que teria acontecido depois, com o helicóptero voando? No dia 3 de maio, o Fantástico revelou que pelos menos uma das pás se quebrou em pleno voo.

Como uma máquina de cinco toneladas extremamente segura tem uma pá quebrada no ar? Houve falha mecânica? Erro humano? Ainda não há respostas oficiais para estas perguntas. Mas a Aeronáutica informou que o helicóptero voou de 4 a 5 minutos antes de cair. E revelou também que um mês da queda, uma peça da aeronave – considerada importante para a investigação – foi encontrada.

Trata-se da quinta pá do helicóptero, que foi achada no topo de uma árvore, no dia 10 passado. “Pode ter aberto em voo. Por algum problema da composição dela, alguma falha que possa ter acontecido durante a manutenção dela”, diz o investigador Roberto Peterka.

A Helibrás – responsável pelos reparos nas pás – informou que só vai se manifestar depois que a investigação for concluída.

O Helipark – o centro de manutenção de onde o helicóptero decolou – disse que não identificou nenhuma falha em seu procedimento e que não poupará esforços para colaborar com as autoridades até o encerramento das investigações. Os donos da aeronave não quiseram se manifestar. Por enquanto, a causa do acidente ainda é um mistério.

“Toda peça é importante. A investigação é um quebra cabeça que você tem que ir montando”, explica Roberto Peterka.

Fonte: Fantástico

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Trump assume hoje pela segunda vez a presidência dos Estados Unidos

post-image

Em meio a expectativas gerais no mundo, o presidente eleito Donald Trump assume hoje (20) a presidência dos Estados Unidos pela segunda vez. Ele toma posse em substituição a Joe Biden, que o venceu no pleito de quatro anos atrás. A cerimônia deve começar às 8h (horário de Brasília), com apresentações musicais por volta das 11h30.

Por causa do tempo, um frio intenso que toma conta de Washington D.C., a cerimônia de posse precisou ser transferida para um local fechado e o desfile deve ser em uma arena esportiva. Trump pediu que seu discurso de posse seja feito na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos. No início da campanha eleitoral, o presidente eleito chegou a tomar um tiro de raspão numa tentativa de assassinato, disparado por um jovem em um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia.

O…

Read More
Sem Categoria

Em dois dias, Prefeitura de Juazeiro injeta mais de R$ 25 milhões na economia do município

post-image

A Prefeitura de Juazeiro só nos últimos dois dias injetou mais de R$ 25 milhões na economia do município, recursos que aquecem o comércio local e beneficiam milhares de famílias. O valor corresponde a recursos da Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Saúde (Sesau) e do Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ), beneficiando mais de 5 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas. Nesta sexta-feira (17), o IPJ antecipou os proventos de aposentados e pensionistas, já aplicando o novo salário mínimo, o que representa mais de R$ 3,6 milhões.

Os servidores da saúde também recebem hoje os salários de dezembro de 2024, que deixaram de ser pagos na gestão anterior, totalizando cerca de R$ 15 milhões. Ontem (16), a Seduc cumpriu um compromisso importante com a categoria, efetuando o pagamento de mais de R$ 6,6 milhões em abono de férias para…

Read More
Sem Categoria

Ministério Público quer revogar aumento de salário para prefeito e vereadores de Petrolina

post-image

O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE) solicitou a suspensão dos acréscimos de remuneração do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores de Petrolina, no Vale do São Francisco. Em duas petições submetidas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a procuradora Germana Laureano questionou a legalidade e constitucionalidade dos reajustes.

Em 31 de outubro de 2024, foi ratificado o aumento do salário do prefeito, que foi de R$ 18 mil para R$ 25 mil, um incremento de 38%. O vice-prefeito teve um aumento de 43%, indo de R$ 14 mil para R$ 20 mil. Os secretários municipais tiveram uma elevação de 50%, passando de R$ 12 mil para R$ 18 mil. Os vereadores, que anteriormente recebiam R$ 15.027,00 por mês, irão ganhar R$ 20.864,78 mensais, a partir de fevereiro de 2025, um aumento de 39%. O…

Read More
Política Relevantes

Publicada MP que proíbe cobrança diferenciada por transações em Pix

post-image

O governo federal publicou, na edição desta quinta-feira (16), no Diário Oficial da Uniãomedida provisória (MP) que proíbe a cobrança de tributos e valores adicionais em pagamentos e transações via Pix.

O texto classifica como prática abusiva a exigência, pelo fornecedor de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, de preço superior, valor ou encargo adicional em razão da realização de pagamentos por meio de Pix à vista.

A prática, de acordo com a publicação, sujeita o infrator às penalidades previstas na legislação do direito do consumidor. “Fornecedores de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, deverão informar os consumidores, de forma clara e inequívoca, sobre a vedação de cobrança de preço superior, valor ou encargo adicional para pagamentos por meio de Pix à vista.”

Ainda segundo o…

Read More
Política Relevantes

Governo pagará bolsa de R$ 1.050 para estimular formação de professores

post-image

O governo federal lança, nesta terça-feira (14), uma versão do programa Pé-de-meia voltada para universitários matriculados em cursos de licenciatura. Os participantes receberão mensalmente R$ 1.050 durante o período regular do curso.

Os cursos de licenciatura são graduações que preparam estudantes para atuar como professores em áreas do conhecimento específicas.

Desse total, o estudante poderá sacar R$ 700 por mês. Os outros R$ 350 serão depositados como uma “poupança”, e poderão ser sacados após o profissional recém-formado passar a atuar na rede pública de ensino em até cinco anos após a conclusão do curso.

O programa será lançado nesta terça, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana.

A ideia do Ministério da Educação é…

Read More
Política Relevantes

Lula e Bolsonaro empatam nas intenções de voto para 2026 em cenário com Marçal

post-image

Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Paraná Pesquisas mostra um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial de 2026, caso o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) participe da eleição. Lula aparece com 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 33,9%. Pablo Marçal, que anunciou sua pré-candidatura no dia 8, tem 6,1%. A entrada de Marçal na disputa sugere que ele atrai votos da direita, impactando diretamente o desempenho de Bolsonaro. O levantamento entrevistou 2.018 eleitores entre os dias 7 e 10 de janeiro, com uma margem de erro de 2,2 pontos porcentuais e nível de confiança de 95%.

O cenário sem Marçal, porém, altera a dinâmica da disputa. Bolsonaro alcança 37,3%, enquanto Lula registra 34,4%. Apesar disso, o empate técnico se mantém no limite da margem de erro….

Read More
Sem Categoria

1º LIRAa de 2025 aponta cenário sem risco de infestação para o Aedes aegypti em Petrolina

post-image

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, concluiu o primeiro Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LirAa) de 2025. A ação foi realizada do dia 6 a 10 de Janeiro, apresentando resultado médio de 0,4%. O percentual deixa o município fora de risco de infestação por arboviroses.

Dentro do percentual apresentado, as localidades que apresentaram maior taxa de infestação foram os bairros Dom Avelar e São Joaquim, com 1,2% ; Novo Tempo e Pedra Linda, obtiveram 1,3%. Diante dos resultados, a Secretaria de Saúde informou que vai continuar executando planos de ações pelos quatro cantos do município, realizando mutirão para remover criadouros e orientações educativas para a população.

Transmitidas principalmente por mosquitos, as arboviroses são doenças virais que colocam em risco quase 4 bilhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde…

Read More
Política Relevantes

Dino dá 30 dias para governo ter regras para emendas em universidades

post-image

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste domingo (12), que os governos federal e estaduais apresentem, em um prazo de 30 dias, a publicação de normas para uso de recursos de emendas parlamentares federais em instituições de ensino superior.

A decisão do ministro leva em conta a necessidade de “prestação de contas adequadas quanto às emendas parlamentares federais, com transparência e rastreabilidade” tanto nas universidades “como nas suas respectivas Fundações de Apoio”.

Dino fez a determinação ao ministério da Educação (MEC), à Controladoria-Geral da União (CGU) e à Advocacia-Geral da União (AGU) e, “por simetria”, aos Estados, que deverão “proceder da mesma maneira”.

Dino pediu urgência na divulgação e determinou que a decisão tenha ciência dos presidentes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e…

Read More