Nessa quinta-feira (09), a Secretaria da Saúde através da Vigilância Sanitária realizou visitas em estabelecimentos da cidade que estão com venda de álcool gel e foi constatado que os produtos que estão sendo vendidos são irregulares, pois não apresentam registro de fornecimento, de fabricante, sem aprovação pelo INMETRO e/ou pelo órgão estadual, caracterizando assim um produto impróprio para utilização.
A mercadoria foi apreendida e será incinerada. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, as pessoas que fizeram a aquisição desse produto devem devolver nos estabelecimentos que adquiriram.
“Viemos reforçar à população que ao comprar este produto se certifique que são legalizados, que apresentam o selo do Inmetro e tem todos os dados de fabricação. É altamente perigoso à saúde produtos que não têm comprovação de qualidade. Solicito a quem comprou estes produtos que os devolvam nos estabelecimentos, vamos recolher e incinerar”, destacou.
Na ação da Vigilância Sanitária foram apreendidos 21 frascos de álcool gel sem registro, cada unidade com 500 ml. A informação obtida pelo órgão é que uma carga foi distribuída na cidade e os produtos precisam ser devolvidos nos pontos onde foram adquiridos. A Secretaria da Saúde ainda reforça que um método para higienização das mãos tão eficaz quanto o uso do álcool gel é o lavar das mãos com água e sabão.
Fonte: Ascom SESAU