Diante do elevado número de casos de arboviroses registrados no Estado, a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), que tem sua sede em Petrolina, está reforçando as parcerias com os municípios no intuito de fortalecer o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Desde o dia 10 de agosto, os sete municípios situados na Regional estão recebendo o Curso de Atualização Combatendo o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. As capacitações, que seguem até o dia 10 de setembro, são destinadas aos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE).
As palestras acontecem na modalidade educação a distância, de forma semipresencial, divididas em seis módulos, totalizando 18 horas/aula. A expectativa é formar 37 turmas, totalizando 1.026 participantes. As aulas são transmitidas por meio de vídeos em espaços pactuados em cada município.
“Nós pretendemos aproximar os profissionais das recomendações do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), dentro de um planejamento conjunto para as duas categorias profissionais, aliando, desta forma, os setores de Vigilância em Saúde e da Atenção Primária”, explica a gestora da VIII Geres, Aline Jerônimo.
De 3 de janeiro a 20 de agosto, foram notificados 1.613 casos de dengue (429 confirmações), 502 de chikungunya (119 confirmações) e 178 de zika (5 confirmações) na VIII Geres. De acordo com o Índice de Infestação Predial (IIP) do 4o ciclo do LIRAa (Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti), os municípios de Cabrobó, Lagoa Grande e Afrânio estão em situação de alerta (de 1% a 3,9% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito). Os demais estão com índices satisfatórios.




