Uma série de atividades marcará a Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, em Petrolina. A programação começa a partir desta segunda (10) e segue até a próxima sexta-feira (14), e deve contar com a participação de idosos dos centros e grupos de convivência do município, além de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI). O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), através da Diretoria de Atenção ao Idoso.
A principal atividade da semana de enfrentamento será na manhã da quarta-feira (12), na Tenda Cultura da Avenida Souza Filho, a partir das 8h, com um apitaço, panfletagem, emissão de carteira de passe livre, segunda via de registro, assistência social, além de uma apresentação do grupo de dança do SESC e recital de repentes de vaquejada e serviços para a comunidade. Os demais eventos são palestras sobre violência e direitos dos idosos, nos Centros de Convivência Mimi Cruz, no dia 10 de junho, e no Centro de Convivência Vó Pulú, no dia 11. Ambos acontecem a partir das 14h e são abertos à toda comunidade.
Faz parte ainda da programação, a festa de São João da Sedest, que ocorrerá no prédio da secretaria, na quinta-feira (13), às 16h. Por fim, o encontro dos centros e grupos de idosos, no Centro de Convivência Vó Pulú, na sexta-feira (14), ás 8h.
De acordo com a diretora de Atenção ao Idoso, Lucileide Reis, o objetivo da série de eventos que acontecerão esta semana é conscientizar a sociedade petrolinense a respeito da violência contra a pessoa idosa. “Recebemos muitas denúncias de maus tratos contra os idosos. Os casos mais comuns são a agressão física e verbal, além da exploração econômica, dos benefícios que eles recebem. É importante o engajamento da comunidade para que os índices de violência sejam diminuídos”, conclui.
Texto: Raoni Santos