Um jogo emocionante e com ares de drama. Assim foi o triunfo do Vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, neste domingo (27), no Maracanã, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um homem a menos, desde 13 minutos, quando Kadu foi expulso, o Rubro-Negro não se abateu e volta para Salvador com três pontos na bagagem. Os gols do Leão foram marcados por Marquinhos, Juan e William Henrique. Na próxima rodada, a equipe comandada por Ney Franco encara o Corinthians, no Barradão.
O JOGO
Precisando de um triunfo para se distanciar da zona de rebaixamento, o Fluminense tomou iniciativa na partida. Logo aos dez segundo do primeiro tempo, o atacante Rafael Sóbis arriscou um chute de fora da área, mas longe da meta do goleiro Wilson. Aos três minutos, após cobrança de escanteio, Edinho desviou de cabeça e mandou por cima do travessão.
Após a pressão inicial, o jogo ficou truncado no meio de campo. O Flu apostava na ligação direta, com passes longos, para chegar ao ataque, mas sem sucesso.
Aos 13 minutos, Kadu atingiu Diguinho, que ficou caído sentindo dores. O atleta teve que sair de campo para ser atendido, pois apresentou sangramento. Após muito discussão, o árbitro aplicou cartão vermelho ao defensor do Vitória. Na cobrança de falta. Jean mandou uma bomba e Wilson espalmou. Na sobra, o Flu não consegui aproveitar.
Com um homem a mais, o Tricolor das Laranjeiras tentou pressionar, mas não conseguia furar o bloqueio do sistema defensivo do Vitória. E quem se deu melhor, foi o visitante. Aos 25, Dinei escorou após chutão da defesa do Leão. Marquinhos aproveitou, partiu pelo meio e chutou forte no canto direito de Cavalieri, abrindo o placar no Maracanã.
Dois minutos depois do gol, o Vitória teve uma boa oportunidade. Renato Cajá cobrou falta fechada, mas Cavalieri segurou com tranquilidade.
No entanto, o Fluminense não se deixou abater e foi para cima. Aos 27, Marcos Júnior fez grande jogada. O atacante entrou pela linha de fundo e cruzou atrás. Biro Biro dividiu com Ayrton e empatou o jogo no Maracanã.
Após o empate, o Vitória procurou se defender das investidas do Fluminense, que seguia com a pressão no campo de ataque. As principais jogadas era pelo lado esquerdo da defesa Rubro-Negra.
O Flu quase virou aos 38. Rafael Sóbis recebeu boa assistência, chutou de esquerda, mas o goleiro Wilson conseguiu salvar.
Segundo tempo eletrizante
O Fluminense iniciou a etapa inicial da mesma forma do primeiro tempo, chegando na área do Vitória, logo depois da saída de bola. Porém, quem criou a melhor oportunidade foi o Rubro-Negro. Em cobrança de falta, aos dois minutos, Renato Cajá mandou para área, Victor Ramos, de cabeça, buscou o desvio, mas Cavalieri segurou.
Aos 12 minutos, Biro Biro recebeu bom passe de Felipe e cruzou rasteiro. Rafael Sóbis entrou na segunda trave e virou o placar.
Mesmo com um a menos, o Leão não se entregou e foi presença constante no campo de ataque. Até que aos 17, Marquinhos bateu cruzado e Cavalieri não segurou. O lateral Jean mergulhou de peixinho e empatou o jogo.
E o Rubro-Negro se empolgou e foi para cima do Flu. Dois minutos depois do empate, Marquinhos aproveitou cruzamento de Escudero e bateu de primeira. A bola bateu no zagueiro e sobrou limpa para William Henrique virar o jogo e marcar seu quarto gol no Campeonato Brasileiro.
Visivelmente desnorteado após a virada, o Fluminense pecava nos passes e também nas finalizações. Aos 28, Marcos Júnior entrou em boas condições na área, mas pegou mal na bola e jogou sem perigo algum para Wilson.
No final da partida, aos 40, o Vitória perdeu um gol incrível. Willian Henrique aproveitou a bobeada do zagueiro, entrou na área e dividiu com Cavalieri. A bola subiu e explodiu no travessão. Na sobra, de cara com o gol, Marquinhos mandou para fora.
No apagar das luzes, o Flu quase consegue o empate. Após chute cruzado a bola sobrou para Biro Biro. O atacante bateu em cima de Wilson e perdeu o gol. Mas não deu para o time de Vanderlei Luxemburgo. O Vitória saiu do Maracanã com os três pontos.
por Glauber Guerra