Carrancas

carrancasAs carrancas eram construídas a princípio com um objetivo comercial, pois a população ribeirinha dependia do transporte de mercadorias pelo rio, e os barqueiros utilizavam as carrancas para chamar a atenção para sua embarcação. Em certo momento, a população ribeirinha passou a atribuir características místicas de afugentar maus espíritos às carrancas. Esta atribuição colocava em segundo plano o aspecto artístico da produção das carrancas, ou seja, como forma de manifestação cultural popular de uma região brasileira. A carranca nos barcos não é uma escultura de um animal conhecido. É um monstro, um ser fantástico capaz de assustar o “Nego d’Água”. Elas tinham um significado importante para as embarcações: espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraiam muitos peixes.

 Nego Dágua

negoDiz a lenda que o Negro D’água ou Nego D’água habita diversos rios tais como o Rio Tocantins, Rio Grande e o Rio São Francisco onde possui um monumento do escultor juazeirense Ledo Ivo Gomes de Oliveira, obra com mais de doze metros de altura e que foi construída dentro do leito do Rio São Francisco, em sua homenagem, aqui em Juazeiro. Manifestando-se com suas gargalhadas, preto, careca e mãos e pés de pato, o Nego D’água derruba a canoa dos pescadores, se eles se lhe recusarem dar um peixe. Em alguns locais do Brasil ainda existem pescadores que, ao sair para pescar, levam uma garrafa de cachaça e a atiram para dentro do rio, para que não tenham sua embarcação virada. Segundo a lenda do Nego D’Água, ele costuma aparecer para pescadores e outras pessoas que estão em algum rio.

Ilha do Fogo

ilhaConta que naquele morro lá da Ilha do Fogo há uma grande serpente com os seus olhos de fogo, que mesmo sob o morro ilumina as noites sem luar. Muitos barqueiros, paqueteiros e pescadores já viram os fortes focos de luz que emanam dos seus olhos, mas o mais importante é que essa terrível serpente está presa por um fiozinho de cabelo de Nossa Senhora das Grotas. E se um dia esse fio quebrar a serpente se soltará e se transformará numa enorme baleia, e Juazeiro e Petrolina se transformarão numa cama de baleia…

Extraído do livro Era uma vez… Lendas de Juazeiro e das cidades ribeirinhas do Vale do São Francisco, da Professora Maria Izabel Pontes – Bebela.

Árvore Juazeiro

arvoreConta-se que, em determinado ponto da margem direita do Rio São Francisco existia uma árvore frondosa e de muita sombra – um pé de juá. Os boiadeiros a transformaram em ponto de descanso, chamando o lugar de Passagem do Juazeiro. Aí se cruzaram os acessos fluvial e terrestre, caminho natural de bandeirantes, servindo de ligação entre Sul, Nordeste e Norte do país. A origem de seu nome deve-se à árvore do Juazeiro, uma planta forte e medicinal, resistente às mais variadas intempéries, assim como seu povo forte e ao mesmo tempo hospitaleiro. O juazeiro (Zizyphus Joazeiro) ou juá, joá, laranjeira-de-vaqueiro é uma espécie de árvore abundante no Nordeste brasileiro. Possui copa larga e alta. O estrato do juazeiro é muito usado na indústria, principalmente, na fabricação de cremes dentais.

 Vaporzinho

 saldanha-marinhoO Vapor Saldanha Marinho, popularmente conhecido como “Vaporzinho”, foi a primeira embarcação movida a vapor a navegar pelas águas do Rio São Francisco, a partir do final do século XIX. Foi trazido diretamente do Rio Mississipi, nos Estados Unidos, e navegou pelo Rio São Francisco até a década de 1970, quando foi aposentado e colocado na parte comercial da orla fluvial de Juazeiro.

Por cerca de duas décadas, serviu como restaurante e pizzaria. Foi então que a Prefeitura de Juazeiro resolveu tirá-lo da parte comercial da orla fluvial e colocá-lo na nova orla da cidade.

 Telefonia

O prefeito Aprigio Duarte Filho instalou o primeiro serviço telefônico de Juazeiro. Este serviço, cujo centro era na prefeitura, dirigido por Simirames Farias, foi extinto em 1921. Em 1958, foi constituída uma sociedade anônima por elementos desta cidade e de Petrolina, com o nome de Companhia Telefônica do São Francisco, com o objetivo de explorar o serviço telefônico nas duas cidades.

A Imprensa

Em 1895, o jornalista Raimundo Azevedo fundou uma sociedade com o fim de imprimir o primeiro jornal, que circularia em Juazeiro, e cujo nome viria a ser Cidade do Juazeiro. O seu intento de tirar o primeiro jornal juazeirense foi frustrado, pois um seu tipógrafo de nome Clovis de Oliveira Mudo, dentro de suas próprias oficinas, compôs e fez circular, em 15 de setembro de 1895, o Sertanejo, o qual apesar de só ter circulado no primeiro número, foi o primeiro jornal impresso em terras juazeirenses. O Cidade do Juazeiro veio à luz da publicidade, no ano seguinte, circulando o seu primeiro número no dia 10 de maio de 1986. Órgão bimensal, de propriedade da firma Azevedo & Cia. e editado na Rua Dr. José Gonçalves, nº 4, teve apenas 3 anos de vida.

Criação do Município

Por lei de 9 de março de 1833, assinada por Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos, foi elevado Juazeiro à categoria de vila e criado o respectivo município, desmembrando do de Centucé.

“A lei nº 1814 de 15 de julho de 1878, sancionada pelo Barão Homem de Melo, transformava a vila em cidade e dizia assim no seu Artigo 1º: “Fica elevada à categoria de Vila do Juazeiro, com a denominação de cidade do Juazeiro”. A instalação solene verificou-se no dia 8 de setembro do mesmo ano, dia dedicado a Nossa Senhora das Grotas”.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Lula visita Juazeiro no próximo dia 17 de julho e deve anunciar investimentos na saúde

post-image

Juazeiro vai receber, no próximo dia 17 de julho, a visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em um momento simbólico: o mês de aniversário da cidade. Esta será a primeira vez que Lula visita Juazeiro desde o início de seu terceiro mandato.

Com exclusividade para a RedeGN, foi confirmado que o presidente deverá anunciar novos investimentos para a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco, a conhecida Rede PEBA, que integra municípios da Bahia e de Pernambuco em uma cooperação federativa voltada ao atendimento em saúde de média e alta complexidade.

Os detalhes do pacote de investimentos ainda não foram divulgados pelo Palácio do Planalto, mas a expectativa é de que envolvam a ampliação dos serviços e da infraestrutura hospitalar que atende milhares de pessoas na região.

Política Relevantes

Inss: Aposentados e pensionistas podem aderir a acordo a partir desta sexta (11)

post-image

A partir desta sexta-feira (11), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vítimas dos descontos ilegais de mensalidades associativas poderão aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal.

Homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o plano de restituição dos valores deduzidos sem a autorização dos segurados do INSS é fruto de um acordo entre o Ministério da Previdência Social, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Aderindo ao acordo, os segurados com direito à reparação financeira receberão em suas contas, em uma única parcela e sem precisar aguardar por uma decisão judicial, todo o valor descontado ilegalmente entre março de 2020 e março de 2025, corrigido pelo Índice Nacional de Preços…

Read More
Política Relevantes

Guerra Comercial: Trump pode lançar bombas atômicas no Brasil, diz Flávio Bolsonaro

post-image

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu que o governo Lula (PT) ceda às pressões externas impostas pelos Estados Unidos após a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump.

Em entrevista à CNN Brasil, o filho “01” de Bolsonaro fez um alerta a população brasileira usando uma metáfora sobre bombas atômicas, caso os pedidos de Trump não sejam acatados.

“Não estamos em condições normais de exigir nada. Ele vai fazer o que ele quiser, independente da nossa vontade. Cabe a nós termos a responsabilidade de evitar que caiam duas bombas atômicas no Brasil, para depois anunciar que vamos fazer anistia”, disse.

A declaração do senador leva em conta as falas do chefe da Casa Branca sobre o seu pai. Isso porque Trump mencionou que o Judiciário do país vem realizando…

Read More
Política Relevantes

Lula deve discutir com Hugo proposta de ampliação de deputados

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve discutir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a proposta de aumento do número de deputados federais.

O petista ainda não tomou uma decisão se irá sancionar ou vetar a proposta. Sinalizou, no entanto, preferência por deixar a sanção do projeto de lei caducar para que o Poder Legislativo promulgue a proposta.

A ideia é de que, antes de anunciar a sua decisão, Lula consulte Hugo Motta, principal defensor da proposta. E também converse, na próxima semana, com a equipe jurídica da Presidência da República.

O prazo do presidente é 16 de julho. A ideia é de que ele converse com a equipe jurídica no dia 14 de julho. E, ainda neste semana, se reúna com o presidente da Câmara dos Deputados.

Política Relevantes

Trump ameaça países que se alinhem ao Brics com tarifa de 10%

post-image

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Em meio à reunião de cúpula do Brics, que ocorre no Rio de Janeiro, o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ameaçou taxas extras a produtos de países que se alinhem ao grupo, formado por 11 nações, entre elas, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A publicação foi feita em seu perfil na rede Truth Social.

“Qualquer país que se alinhe às políticas antiamericanas do Brics será taxado com tarifa extra de 10%. Não haverá exceções a essa política. Obrigado pela atenção em relação a essa questão”, escreveu Trump.

No domingo (6), a declaração de líderes do Brics criticou medidas protecionistas adotadas no comércio global. 

“Reiteramos nosso apoio a um sistema multilateral de comércio baseado em regras, aberto, transparente, justo, inclusivo, equitativo, não discriminatório e consensual,…

Read More
Política Relevantes

De olho em 2026, Neto fala em ‘sentimento de mudança’ 

post-image

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, declarou, durante conversa com a imprensa em Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, que sente “um desejo cada vez maior de mudança” por parte da população baiana. “Primeiro, não estamos em eleição. Não há nenhuma disputa eleitoral colocada nesse momento. Inclusive, as minhas visitas, caminhadas e viagens pelo interior… nossa presença não está vinculada a nenhum calendário eleitoral, porque esse ano não é um ano de disputa”, afirmou.

Neto, porém, observou uma percepção crescente por parte da população em relação à necessidade de mudança. “Eu sinto no contato com os baianos que há um desejo cada vez maior de mudança. Há um sentimento muito forte dos baianos de mudança, um desejo de que haja algo diferente para o futuro”, disse.

O ex-prefeito também voltou a criticar o governador Jerônimo Rodrigues…

Read More
Política Relevantes

Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

post-image

Ampliação comercial, promoção da transição energética, desenvolvimento tecnológico, combate ao crime organizado e enfrentamento das desigualdades sociais. Essas são as cinco prioridades para a próxima presidência do Mercosul, que será exercida pelo Brasil no segundo semestre deste ano.

As pautas foram apresentadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quinta-feira (3), durante a 66ª Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, na Argentina, quando recebeu a coordenação do bloco sul-americano do presidente argentino, Javier Milei. 

O encontro reúne os líderes dos países-membros Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia, que está em processo de adesão, e países associados, para discutir temas prioritários do bloco.

A presidência brasileira também buscará o fortalecimento da Tarifa Externa Comum (TEC), a incorporação dos setores automotivo e açucareiro ao regime comercial do bloco,…

Read More
Política Relevantes

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, na terça-feira (1°), um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência pelo imperador Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822.

O dia 2 de julho marca a Independência da Bahia e é feriado estadual.

“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirma o presidente em vídeo postado nas redes sociais.

Nas imagens, Lula aparece ao…

Read More