No próximo dia 18 as escolas da rede municipal em Petrolina darão início a mais um ano letivo. Ao todo, 82 prédios escolares estão à disposição do município e as unidades em que ocorrem uma maior concentração de matrículas se encontram nos bairros João de Deus, Pedra Linda e Mandacaru.
Muitas novidades estão sendo previstas para este ano, a exemplo do ensino estruturado do 2° ao 5° ano voltado para atender os alunos autistas, a correção de fluxo do 6° ao 9° ano, que consiste na correção da defasagem entre idade e série das turmas, e a implantação da secretaria da Primeira Infância que buscará políticas públicas para a educação infantil.
Na primeira gestão do governo Julio Lossio, uma das prioridades foi a reforma de prédios escolares incluindo os Centros Municipais de Educação Infantil. Ao todo, já foram reformadas 80% das escolas e a meta agora é alcançar o percentual de 100%, segundo dados da secretaria de Educação.
O transporte escolar continuará ganhando investimentos e reforços para melhor atender a clientela de estudantes. Serão acrescidas as rotas existentes três ônibus e três lanchas oriundos do programa Caminho da Escola.
Os estudantes da rede municipal terão acesso a um conjunto de material didático altamente qualificado fornecido pelo Programa Nacional do Livro Didático, assim como novas carteiras serão disponibilizadas e a entrega de net books permanecerá com foco nos alunos que não receberam o equipamento no ano passado. Neste ano, as escolas também contarão com a contratação de novos educadores provenientes da seleção temporária realizada no início deste ano.
Para a secretária de Educação, Célia Regina, à volta as aulas é um momento de muitas expectativas tanto para o corpo docente como para os estudantes. “Sempre é um tempo bom. Novas perspectivas e sonhos, são qualidades e sentimentos que acompanham uma equipe que chega. Evidente que, os que chegam, somando aos que já estão, é um bom equilíbrio de relações, construções e inovações; que fazem do ambiente escolar um lugar mais prazeroso e vivo”, comenta.